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Procon de Brusque emite decisão de fechar e-commerce do município após reclamações

Conforme o órgão, a loja não poderá mais vender produtos em seu site até que cumpra com as determinações do Código de Defesa do Consumidor e Lei da Entrega
por Secom / Prefeitura de Brusque 30/04/2024 às 17:27 Atualizado em 30/04/2024 às 17:29
Secom/Prefeitura de Brusque

Com mais de 62 mil reclamações nos últimos 12 meses no site Reclame Aqui, a loja Yeesco recebeu uma notificação do Procon de Brusque para que encerre as vendas do seu e-commerce até que cumpra com todas as exigências feitas pelo órgão. A empresa emitiu nota após a decisão do Procon. (Confira abaixo).

Entre as principais reclamações dos consumidores está no fato de que a empresa não estipula um prazo para a entrega de seus produtos. Como consequência, a Yeesco demora meses para realizar suas entregas e, em muitos casos, nem mesmo entrega as mercadorias compradas.

Entre as demandas exigidas pelo Procon, que constam no Código de Defesa do Consumidor, estão: indicar precisamente o prazo de entrega do produto e que no momento da compra, ainda que eletronicamente, passe a entregar o documento referido no artigo 4º da Lei 15.779/2012, com todas as informações legalmente exigidas.

Em caso de descumprimento da notificação/intimação, será aplicada uma multa diária de R$ 10 mil, até que cumpra concomitantemente com todas as demandas solicitadas. Além disso, a empresa foi intimada a comparecer a uma audiência presencial de justificação na sede do Procon no próximo dia 16 de maio.

A Yeesco, que tem sede em Brusque no bairro Bateas, possui um dos maiores sites de vendas de todo o país, mas é também um dos recordistas brasileiros de reclamações no Reclame Aqui.

O QUE DIZ A DEFESA DA EMPRESA

A Yeesco continua funcionando NORMALMENTE, tanto como e-commerce, quanto lojas físicas. 

Somos uma empresa brusquense, que há 4 anos vende seus produtos via e-commerce e lojas físicas. Nesse período já foram enviados mais de 2 milhões e 200 mil pedidos para todo o Brasil, e mais de 100 mil pessoas acessam nosso site todos os dias, colocando mais uma empresa brusquense em destaque nacional, sendo uma das 10 maiores plataformas de e-commerce de moda do país. 

Somos mais de 300 colaboradores diretos e mais de 1000 indiretos, ou seja, milhares de famílias que dependem da empresa. 

A decisão do Procon é precipitada, ao não analisar o volume das reclamações em relação a quantidade de pedidos que a Yeesco realiza todos os dias.

Referida decisão do Procon de Brusque dá prazo para que a empresa regularize alguns pontos em sua operação, como informações mais claras sobre o prazo de entrega, além das já existentes. Sendo assim, a Yeesco e o órgão conversam para caso seja necessário, a regularização dos pontos sejam realizadas.

Cabe ainda mencionar que a empresa atua como vendedora pelo meio físico e on-line, o que implica em uma cadeia de fornecedores e prestadores de serviço, como transportadoras, fornecedores de matéria-prima, serviços terceirizados para todas as áreas, e em grande parte das reclamações, as ocorrências não são por culpa da Yeesco, mas como é a empresa que efetua a venda, acaba sendo o foco da reclamação. 

Qualquer informação falando sobre o fechamento da empresa está equivocada. Continuamos em plena atividade.

Equipe Yeesco.


Assuntos: Comunidade

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