ENGAJAMENTO

Programa Educando Cidadãos será lançado nesta terça-feira (7)

Iniciativa, que tem foco na prevenção e combate à corrupção, tem o apoio da ACAERT
por Assessoria de Imprensa - ACAERT 06/05/2024 às 09:17
Imagem: Divulgação

Será lançado nesta terça-feira (7/5), em Florianópolis, o Programa "Educando Cidadãos - O que todos nós temos a ver com a corrupção?". Com o engajamento de entidades públicas e privadas, a iniciativa pretende criar uma nova cultura de controle social, com a formação de cidadãos ativos e conscientes para atuação preventiva e estratégica no combate à corrupção. 

"O testemunho, a reflexão e a percepção de que a corrupção é um problema sistemático e complexo merece realmente o envolvimento de toda a sociedade", afirma o promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, um dos coordenadores do programa, que há 20 anos liderou a campanha "O que você tem a ver com a corrupção?". 

A ideia é que cada instituição, órgão público ou empresa que participar do projeto promova ações internas e/ou externas nas suas áreas de atuação com a meta de disseminar e solidificar uma cultura pautada na ética, especialmente voltada às novas gerações. 

Entre os objetivos da iniciativa, está a identificação dos problemas locais e dos comportamentos individuais nocivos já banalizados na comunidade, com discussão das causas, efeitos e de iniciativas, ações e soluções para a resolução dos problemas. O programa já começa com 35 adesões.

Considerando o papel decisivo da educação como instrumento de transformação social, uma das ações já definidas é a discussão dos temas ética e corrupção nas escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis, em ação conjunta da Secretaria de Educação e da Controladoria-Geral do Município.

A identidade visual do programa tem a assinatura do artista plástico Luciano Martins. A campanha institucional foi viabilizada numa força-tarefa voluntária, com concepção da D/Araújo, produção da Curió Filmes e apoio da ACAERT e TV AL. Jornalistas e apresentadores das emissoras de TV de Santa Catarina participaram das gravações.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp