MAU TEMPO

SC registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência

No estado, 194 pessoas ficaram desalojadas e 11 desabrigadas, segundo relatório da Defesa Civil
por Secom / Governo de SC 18/04/2024 às 05:47 Atualizado em 18/04/2024 às 10:26
Foto: Airton Fernandes / SDC

Entre os dias 11 e 16 de abril, chuvas intensas atingiram Santa Catarina, sendo a Grande Florianópolis foi a região mais impactada. De acordo com dados do Relatório emitido pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), até o momento, 30 municípios registraram informações de ocorrências, sendo os mais atingidos: Palhoça, São João Batista, Paulo Lopes, Garopaba e Imbituba.

Até o fechamento do Relatório sete municípios emitiram Decretos de Situação de Emergência: Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz, Canelinha, Garopaba, Águas Mornas, Imbituba e Palhoça, a documentação dos processos está em análise para homologação pelo Estado.

Quanto aos danos e prejuízos, chegaram a 194 pessoas desalojadas, sendo 20 no município de Biguaçu, duas pessoas em Imbituba, duas pessoas desalojadas em Tubarão, 120 desalojadas em Paulo Lopes, e já em Palhoça 50 desalojados e 11  desabrigados.

Por meio de ação integrada, os trabalhos da equipe da SDC foram desenvolvidos de forma ágil e eficaz, atendendo prontamente às necessidades da população afetada pelas chuvas nos municípios. Em Palhoça, no dia 15 de abril, a Secretaria garantiu o fornecimento de alimentos e água para as pessoas que estavam trancadas na fila no Morro dos Cavalos, situado na BR-101, por conta de uma queda de bloco que interrompeu o fluxo normal de trânsito na localidade.

Já em Paulo Lopes, um dos municípios mais atingidos, os Itens de Assistência Humanitária (IAH) chegaram em menos de 24 horas. “O município realizou contato com a Defesa Civil estadual,  após decreto de situação de emergência, para verificar a possibilidade de solicitação de apoio no fornecimento de itens de assistência humanitária e, em menos de 24 horas, a nossa Secretaria atendeu à solicitação e realizou a entrega”, declarou Major Ireno, gerente de Assistência Humanitária.

Segundo o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, a pronta resposta e o atendimento da equipe da Secretaria e também dos demais órgãos estaduais e federais envolvidos, como o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), a Polícia Civil, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram os diferenciais da ação integrada. “Todo processo foi conduzido com o propósito de amenizar os impactos das chuvas e proporcionar segurança e alívio para as pessoas afetadas e,  ao longo de toda a ação, conseguimos observar a preparação e a prontidão das autoridades para lidar em situações de desastres e suas consequências reafirmando a importância do trabalho em conjunto para a construção de uma sociedade mais resiliente e preparada para enfrentar eventos adversos”, enfatizou.

Ações de preparação da Defesa Civil

Antes do evento adverso de mais impacto acontecer, a equipe técnica da Secretaria da Proteção e Defesa Civil realizou, em 11 de abril, uma reunião entre os membros do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) e as Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil. 

A reunião teve o intuito de repassar as previsões do tempo e os avisos meteorológicos, além de, também, alinhar ações em nível operacional nas regiões onde seriam esperados os maiores impactos ocasionados pelas chuvas. O encontro ocorreu de forma presencial na Sala de Crise da SDC mas contou com a presença online dos órgãos: CBMSC, PMSC, SAS, SAQ, SAP, PCSC, CELESC, CASAN, entre outros.

Essa prática de reunir todos os órgãos está protocolada e é adotada sempre que a equipe de Monitoramento e Alerta da SDC detecta situações com potencial moderado, alto ou muito alto de risco.

O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), durante as fortes chuvas na segunda semana de abril, operou em nível amareloMONITORAMENTO INTENSIFICADO para acompanhamento do cenário meteorológico e atendimentos.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp