EVENTO
7º Festival Nacional da Cuca inicia em Brusque
Público poderá conferir o doce sabor da tradição alemã a partir desta sexta-feira, 31 de julho
por Ideia Comunicação 31/07/2020 às 17:31 Atualizado em 31/07/2020 às 17:36

A partir desta sexta-feira, 31 de julho, até dia 8 de agosto, a cidade de Brusque novamente se torna a Capital Nacional da Cuca com a realização da sétima edição do Festival Nacional da Cuca. Realizado pelo Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), em parceria com a Prefeitura de Brusque, o evento teve a sua abertura na noite de quinta-feira, 30. Na oportunidade foi realizada uma live especial com o chef Iuri Agostinho, com uma aula-show ao vivo e o preparo de uma Cuca de Nozes com Doce de Leite.

Diferente dos anos anteriores, onde o Festival era realizado no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof e abria suas portas ao público, este ano a edição será diferenciada devido às medidas preventivas adotadas pela pandemia.

Desta forma, a partir desta sexta-feira o público poderá degustar as cucas do Festival nos sete estabelecimentos que participam do evento, sem aglomeração, com distanciamento, uso obrigatório de máscaras, onde todas as panificadoras também disponibilizarão álcool gel, e demais medidas necessárias.

Abertura

Durante a abertura do Festival diversos representantes de entidades da região e do Estado manifestaram mensagens de elogios e apoio à iniciativa do evento, que se adaptou ao período de pandemia. “Parabéns pela iniciativa do Festival Nacional da Cuca, que contribui muito para a força do nosso turismo, neste momento tão especial para a cidade, que celebra seus 160 anos. Brusque é um dos locais mais visitados em nosso Estado, reconhecido pela sua tradição e cultura alemã. Parabéns a todos”, declarou o presidente da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Leandro Mané Ferrari.

Para a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti a estratégia de adaptação do Festival a um novo formato foi excelente, à medida que mantém a realização do mesmo e contribui para o fomento das panificadoras e do turismo a cidade. “Parabéns aos empreendedores, as panificadoras do Núcleo que estão participando e organizando ativamente este evento. É algo que ficará para a história e convido todos os nucleados da ACIBr, todos os moradores de Brusque para irem até as panificadoras participantes e degustar as deliciosas cucas do Festival”, comentou.

O diretor de Turismo de Brusque, Sérgio Kunitz também enalteceu o novo formato do evento, que mantém as tradições e fortalece a atividade econômica da cidade. “Estamos muito contentes de participar da abertura desse importante evento, que foi adaptado e que tanto fortalece o turismo da nossa cidade como também é fonte de recursos das atividades dos integrantes do Núcleo da ACIBr. Temos uma programação intensa e convidamos a todos os brusquenses e quem estiver na cidade no período para degustar as delícias do Festival”, declarou.

Para a coordenadora Núcleo da ACIBr, Patrícia Panissa as expectativas das panificadoras são as melhores possíveis, já que todos os detalhes foram pensados estrategicamente para que o público se sinta seguro de ir até as panificadoras para adquirir ou degustar as cucas. “Organizamos este evento com muito carinho, respeitando todas as medidas de prevenção necessárias. E mesmo sendo em um formato diferenciado as nossas expectativas são as melhores. O público aceitou muito bem a ideia, elogiou a iniciativa e estamos bem otimistas. Sabemos que o Festival é um evento grandioso, que já é bastante conhecido e queremos superar os números de 2019. Em nome dos nucleados, convidamos a todos para prestigiarem o evento”, completou.

Programação

O público poderá adquirir as cucas produzidas na região nas próprias panificadoras participantes, semelhante ao tradicional ‘Mercado da Cuca’ do evento. As cucas serão disponibilizadas para venda em um caixa, identificada pelo Festival, onde o público poderá adquirir e levar para casa. Além disso, de 3 a 7 de agosto, o público também poderá conhecer de perto as receitas inscritas do concurso ‘A Cuca Nota 10 do Brasil’, que serão reproduzidas pelas panificadoras participantes do Festival e disponibilizadas em um combo no valor de R$ 10 (cuca + café). Parte do valor arrecadado com esta venda será revertido para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque.

A programação completa do evento e as transmissões ao vivo que serão realizadas poderão ser conferidas nas redes sociais oficiais do ‘Festival Nacional da Cuca’. Outras lives também estão previstas na programação e poderão ser acompanhadas pelo público.

Além disso, o 7º Festival Nacional da Cuca fará parte da programação de aniversário dos 160 anos de Brusque, celebrado na próxima terça-feira, 4 de agosto.

Durante o período de realização do Festival, diversos sorteios também serão realizados para o público.

O concurso

O concurso ‘A Cuca Nota 10 do Brasil’ também será realizado em um novo formato neste ano. Após o período de inscrição, as dez primeiras receitas inscritas foram selecionadas. Nesta edição participam do Concurso representantes de diversas cidades de Santa Catarina: de Brusque, Indaial, Florianópolis, Joinville, Blumenau e Tijucas.

Os participantes da disputa deverão estar presentes na sede da ACIBr no dia 5 de agosto, às 15h, com suas cucas assadas, que serão apresentadas e servidas ao júri, que fará a avaliação das mesmas com notas, de zero a dez, atribuídas de acordo com os critérios de apresentação, sabor e consistência da massa.

A pontuação final de cada cuca participante do concurso será obtida através da média das notas de cada um dos jurados, sendo a vencedora a que atingir a maior pontuação geral.

Serão premiadas as três melhores cucas do Concurso, de acordo com os critérios de pontuação e a votação do corpo de jurados. Para o 1º Lugar o vencedor ganhará uma batedeira planetária da empresa SC Equipamentos. Já o 2º Lugar será contemplado com um forno elétrico, da empresa Irmãos Fischer. O 3º lugar ganha uma cafeteira, também da empresa Irmãos Fischer.

Todos os três finalistas serão contemplados com uma cesta de Werner Alimentos e um troféu de colocação.

Os resultados dos vencedores serão divulgados no dia 8 de agosto, último dia de evento, às 18h, que terá transmissão ao vivo, pelas redes sociais oficiais do evento. Os prêmios serão entregues aos três finalistas neste dia, no Hall de entrada do Centro Empresarial, Social e Cultura de Brusque (CESCB).

Panificadoras participantes do 7º Festival Nacional da Cuca

-Cafeteria e Panificadora Limoeiro

-Panificadora e Confeitaria Moriá

-Padaria e Confeitaria Sodepan

-Sassipan Panificadora e Confeitaria

-Panificadora Zen

-Panificadora e Confeitaria Panissa

-Sol Panificadora e Confeitaria

SERVIÇO

7º Festival Nacional da Cuca

- De 30 de julho a 8 de agosto

-Venda de cucas do Festival (caixa) as panificadoras participantes do evento – opção para levar para casa

-Opção de combo no valor de R$ 10 (cuca + café) das cucas participantes do concurso ‘A Cuca -Nota 10 do Brasil’ com as receitas reproduzidas pelas panificadoras

-Mais informações: nas redes sociais (Instagram e Facebook) oficiais do ‘Festival Nacional da Cuca’

Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados