Geral
Câmara convidará diretor presidente do Samae a esclarecer dúvidas sobre a segurança da instalação de reservatório
Tanque com capacidade para 500 mil litros de água está localizado no Azambuja, próximo de um barranco com sinais de deslizamento
por Assessoria de Imprensa Câmara de vereador 13/02/2020 às 18:35

Os vereadores aprovaram na sessão desta terça-feira, 11 de fevereiro, requerimento que pede a formalização de um convite ao diretor presidente do Samae - o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, Dejair Machado, para discorrer, na tribuna da Câmara de Brusque, sobre a segurança da instalação do reservatório de água do bairro Azambuja. A proposição, de autoria do vereador Claudemir Duarte, o Tuta (PT), alerta que o caso “merece atenção urgente, pois vem causando grande insegurança e temor à população”. A estrutura de ferro tem capacidade para 500 mil litros de água e está situada nas proximidades de um barranco com sinais de deslizamento de terra.

Na tribuna, Tuta relatou que foi recebido por pessoas que chegaram a chorar de preocupação e medo de que o tanque venha a tombar sobre casas próximas ao local. Para ele, os esclarecimentos do diretor presidente da autarquia são fundamentais para restabelecer a tranquilidade dos moradores. “Isso resolveria alguns impasses que nos são cobrados”, disse Tuta, acrescentando que o momento seria oportuno, também, para a discussão de outras questões, como o registro de turbidez na água fornecida pela rede e investimentos necessários à autarquia.  

Sentindo-se ameaçadas, famílias do Azambuja chegaram a procurar o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), contou Marcos Deichmann (PATR). Como consequência, a Defesa Civil solicitou ao Samae documentos como o estudo do solo do terreno onde está instalado o tanque, que substituiu outro, que era construído em concreto e tinha capacidade menor, para 30 mil litros. “Disseram que o peso dos dois reservatórios seria igual, mas eu duvido”, afirmou Deichmann. “O reservatório de ferro cheio vai dar 650 toneladas e ele está na beira do barranco. Quem mora lá embaixo tem que estar preocupado mesmo. E se isso desaba?”, cogitou.  

Paulinho Sestrem (PATR) reforçou as colocações dos vereadores que o antecederam e defendeu ainda que Machado traga à casa legislativa informações a respeito do abastecimento de água no Loteamento Cyro Gevaerd, no Limeira, e sobre a construção de uma nova Estação de Tratamento (ETA) no mesmo bairro. “Hoje, o que mais necessitamos na cidade é água, temos problemas em vários bairros. Pedimos planejamento para garantir o bem-estar da população”, frisou o parlamentar. “Realmente, à primeira vista, assusta bastante, porque o reservatório é bem alto e fica próximo ao barranco”, reiterou Jean Pirola (PP). “Conversei com o diretor presidente. Na verdade, o Samae se baseia no estudo técnico de uma empresa terceirizada que foi responsável pela construção e a instalação da obra. O Samae não seria irresponsável de liberar a instalação de algo que pudesse trazer risco às pessoas, mas concordo que temos que ter todos os estudos técnicos e avaliações para dar segurança aos moradores”, argumentou o progressista.

Gerson Luís Morelli, o Keka (PSB), falou também ter buscado informações sobre o assunto junto ao Samae e o DGI - o Departamento Geral de Infraestrutura, no que foi prontamente atendido. Ele esteve na sede da Defesa Civil de Brusque, para falar com o diretor do órgão, Carlos Alexandre Reis: “Ele me disse que ontem [dia 10] ou hoje [dia 12] viria um geólogo contratado para fazer o estudo do terreno, que assim que estivesse pronto seria encaminhado à Câmara”, salientou.  

O vereador Tuta acatou a sugestão de readequar o requerimento em pauta para que o convite ao diretor presidente do Samae amplie o leque de temas a serem abordados em plenário. O objetivo é que os parlamentares possam formular perguntas sobre diversos assuntos a Machado, sem se ater a um único tema.

Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados