Departamento de Vigilância em Saúde
Caso de escorpião no bairro Primeiro de Maio é monitorado pela Vigilância
Ainda na sexta-feira, técnicos e um veterinário estiveram no local da ocorrência, orientando moradores e vizinhos sobre as medidas de prevenção.
por Secom/Prefeitura de Brusque 13/01/2020 às 17:31 Atualizado em 13/01/2020 às 17:38

O Departamento de Vigilância em Saúde da Cidade de Brusque está em alerta após o aparecimento de um escorpião no bairro Primeiro de Maio. Um morador precisou ser hospitalizado após sofrer uma picada no interior de sua residência. A suspeita é que seja um filhote da espécie Tityus Serrulatus, conhecido popularmente como escorpião amarelo. O aracnídeo foi recolhido e será encaminhado para o Laboratório Central da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina para análise. 

Segundo a diretora do órgão, enfermeira Alícia Maria de Andrade Fagundes, ainda na sexta-feira, técnicos e um veterinário estiveram no local da ocorrência, orientando moradores e vizinhos sobre as medidas de prevenção. “Recomendamos aos moradores para evitar o acumulo de entulhos e lixo, que atraem ratos e baratas e, consequentemente, animais peçonhentos como escorpiões, aranhas e cobras. O ideal é manter o terreno limpo e redobrar a atenção. Até mesmo verificar sapatos e roupas antes de usá-las para se evitar acidentes”, declara. 

Como o escorpião possui hábitos noturnos, a Vigilância já estuda uma ação a noite, com o auxílio de uma luz negra, para tentar identificar e capturar outros animais. Em caso de aparecimento a recomendação é chamar o Corpo de Bombeiros e comunicar o fato as autoridades epidemiológicas pelo telefone (47) 3110 1001.

Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados