SÃO JOÃO BATISTA
Coronavírus: centro de triagem é implantado na UBS Centro
Tendas foram colocadas em frente à unidade para separar acolhimento de pacientes com sintomas respiratórios de outros tipos de atendimentos
por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São João Batista 25/03/2020 às 09:12

A partir desta terça (24), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro passa a contar com um centro de triagem no combate ao avanço do novo coronavírus em São João Batista. A estrutura é destinada exclusivamente ao acolhimento de pacientes com sintomas respiratórios que precisem ser examinados ou medicados de imediato. 

O atendimento será diário, inclusive nos sábados e domingos, contando com dois médicos plantonistas das 8h às 17h e um das 17h às 21h. A triagem dos pacientes será realizada em uma tenda montada no lado externo da UBS, como forma de diminuir as possibilidades de contágio e estabelecer, de imediato, proteção ao paciente que será consultado. 

Outra tenda, situada em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros Militar, é destinada ao acolhimento de pacientes com sintomas diversos e não-respiratórios, assim como demais encaminhamentos. Para atender esta demanda, também serão disponibilizados dois médicos, em regime de escala, das 8h às 17h.

Conforme explica a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo, inicialmente o Centro de Triagem de Sintomáticos Respiratórios (CTSR) seria implantado junto à Rede Feminina de Combate ao Câncer. No entanto, por questões técnicas e operacionais, optou-se por uma adaptação da UBS Centro. 

“Na prática, vamos dividir o posto central em dois, inclusive internamente. Tomamos esta medida para dar mais segurança a quem precisar de atendimento. A recomendação, no entanto, é que as pessoas entrem em contato primeiramente via telefone e só se desloquem às unidades se realmente precisarem”, explica Karin. 

Já médico regulador e diretor técnico da Secretaria, Vagner La Bella Marchi, destaca que as medidas foram planejadas dentro da realidade do município, projetando um eventual pico extremo de infecção. 

“Esperamos e confiamos que, devido à colaboração da população e dos métodos de isolamento que já implantamos, não precisemos utilizar estes serviços. Mas nosso compromisso sempre será de pecar para mais! Nosso intuito é de jamais se arrepender por despreparo. Estamos juntos nessa e vamos vencer”, comenta o médico.

Recomendações aos pacientes

* Os pacientes com sintomas gripais leves que não contarem com febre e falta de ar devem permanecer em suas casas se hidratando e alimentando-se bem. 

* Pacientes que apresentarem febre (maior que 38°C) e sintomas gripais leves devem tomar medicações para controle da febre e também permanecerem em casa. 

* Pacientes que apresentarem falta de ar associada a sintomas de febre e sintomas gripais devem fazer contato telefônico de acordo com seu bairro e serão orientados para o passo seguinte (confira lista de telefones abaixo). 

* Todas as unidades de saúde estarão funcionando com sua respectiva equipe para atender outros sintomas, inclusive os gripais a pessoas que não conseguiram entrar em contato pelo telefone.

* Além das Unidades de saúde nos bairros, será implantado um Centro de Referência na Unidade de Saúde do Centro especificamente e exclusivamente dedicada aos pacientes com sintomas respiratórios, e que precisem ser examinados ou medicados de imediato. Esse regime contará sempre com dois Médicos simultaneamente em sistema de escala, das 8h às 17h todos os dias, e serão inicialmente acolhidos numa Tenda (identificada como TENDA 1) do lado externo da unidade para triagem pela enfermagem, diminuindo contágio e já estabelecendo proteção ao paciente que será consultado. 

* Na mesma Unidade de Saúde do Centro, devidamente separada por divisória interna, com entrada em frente aos Bombeiros, será montada a TENDA 2, que acolherá pacientes com sintomas diversos e não-respiratórios e contará também com dois Médicos em regime de escala, das 8h às 17h. 

* Aos pacientes com sintomas Respiratórios que precisem de atendimento não-domiciliar também será oferecido um horário noturno (das 17h as 21h) que contará com um médico e deverá ser triado na TENDA 1. 

* Aos pacientes que necessitem exames radiológicos ou de laboratório ou que apresentem quadro grave respiratório, atendidos em quaisquer Unidades de Saúde, será efetuada transferência via ambulância ao hospital, tendo prioridade e isolamento diferencial para seguimento na urgência.

Telefones para orientações 

Alô Saúde - (48) 98472-2880 (Whats)

Alô Saúde - (48) 3380-7528

Hospital Monsenhor José Locks - (48) 3265-0250

UBS Centro - (48) 3380-7500

UBS Jardim São Paulo - (48) 3380-7501

UBS Ribanceira do Sul - (48) 3380-7502

UBS Tigipió - (48) 3380-7503

UBS Fernandes - (48) 3380-7504

UBS Colônia Nova Itália - (48) 3380-7505

UBS Carmelo - (48) 3380-7506

UBS Cardoso - (48) 3380-7507

Vigilância Epidemiológica - (48) 98472-2725

Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados