Fique a tento!
Defesa Civil divulga aviso meteorológico
Previsão é de temporal e queda de temperatura nos próximos dias em Santa Catarina
por Secom / Prefeitura de Brusque 22/05/2020 às 16:55

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque divulga aviso meteorológico emitido pela Defesa Civil Estadual nesta sexta-feira (22). O boletim informa sobre a passagem de uma frente fria, que provoca chuva em Santa Catarina. 

Na região norte do Estado espera-se temporais. Com a chuva intensa e acúmulo de volumes consideráveis em curto período de tempo há possibilidade de alagamentos pontuais. 

 “Vale destacar que essa chuva prevista para hoje ainda não é o suficiente para amenizar a situação de estiagem em Brusque. Este mês temos um acumulado 89% menor do que o esperado. Mesmo com a chuva que está prevista ficaria em torno 59% nosso déficit”, avalia o diretor da Defesa Civil de Brusque, André Cristiano Archer. 

Queda de temperatura

A partir de de sábado (23) até terça-feira (26) será registrada baixa de temperatura em todas as regiões do Estado, sobretudo nos locais mais altos.   

Na noite de sábado e madrugada de domingo (24) há pequena chance de chuva congelada e neve isolada nas áreas altas do Planalto Sul. No início da semana, as madrugadas serão as mais frias, com mínima de - 5°C a 4ºC e formação de geada ampla, nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e geada isolada no Alto Vale do Itajaí e Florianópolis Serrana. 

Em situação de frio intenso, a recomendação da Defesa Civil é para que se evite locais fechados ou com aglomeração de pessoas, mantenha os ambientes bem ventilados, e se tenha atenção com a população mais vulnerável (idosos, crianças, enfermos e moradores de rua). Animais domésticos também devem ser abrigados nas noites mais frias. 

Por conta da pandemia de Coronavírus (Covid-19), a orientação é para que toda a população higienize frequentemente as mãos com água e sabão, utilize álcool em gel e mantenha o isolamento ou distanciamento social. O uso de máscara é obrigatório na rua e em estabelecimentos comerciais. 

A Defesa Civil de Brusque orienta ainda, para o uso consciente da água, por conta da estiagem registrada nos últimos meses. “Está proibido o uso da água para abastecimento e substituição de água de piscinas, lavagem de fachadas, calçadas, pisos e muros”, lembra Archer. 

Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199

Assuntos: Comunidade
Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados