Brusque, 15 de novembro de 2018   |   07:11

Estados Unidos

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, e diretores do SENAI/SC realizam, na próxima semana, missão institucional aos Estados Unidos, onde visitarão a Nasa (agência espacial), o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), o Departamento de Comércio, a Naval Postgraduate School e entidades empresariais. O objetivo é desenvolver parcerias nas áreas de cidades inteligentes, modelos educacionais, indústria de defesa e espacial e indústria 4.0, além de fortalecer a aproximação com empresas americanas para investimentos e programas conjuntos.

A missão será composta pelos diretores do SENAI/SC Jefferson de Oliveira Gomes (diretor regional), Maurício Cappra Pauletti (diretor técnico) e Pierre Mattei (diretor de inovação do Instituto de Inovação em Sistemas Embarcados).

Na segunda (12) e terça (13) a missão estará em Washington, a capital americana. No Departamento de Comércio, a comitiva tratará do tema cidades inteligentes, com perspectivas de cooperação com o Instituto SENAI de Sistemas Embarcados, localizado em Florianópolis e que integra o cluster catarinense de smart cities. No quartel-general da Nasa, a representação vai conhecer o STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), programa que estimula os estudantes a seguir carreiras nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. O propósito é implantar um programa semelhante em Santa Catarina. Também na capital americana, será realizada visita à Naval Postgraduate School, órgão da Universidade da Marinha Americana, onde serão discutidas cooperações industriais e educacionais na área de sensoriamento remoto (imagens através de aviões e satélites). Além disso, os dirigentes da FIESC e SENAI visitarão a Associação da Indústria de Tecnologia de Computação (CompTIA, conforme a sigla em inglês) para tratar de parcerias na área segurança cibernética para a indústria de defesa.

Na quarta (14) e quinta (15), a comitiva irá a Boston para encontros no MIT, entidade parceira dos Institutos SENAI de Inovação (são 25 no Brasil, três deles em Santa Catarina). A missão da FIESC vai tratar de mapeamento de produtos e projetos (no MIT Media Lab), de novas metodologias educacionais (no ILP MIT) e de aplicações de inteligência artificial em veículos autônomos (drones, submarinos, caminhões e automóveis) e em manufatura avançada. Na mesma cidade, os catarinenses visitarão o Centro Internacional da Universidade Tiradentes e o Instituto Cambridge de Estudos Brasileiros.

Repórter: Assessoria de Imprensa Fiesc
Imagem: Ilustração


Veja também