Brusque, 20 de julho de 2018   |   13:07

PROCON

Bancos e operadoras de telefonia lideram a lista de reclamações do PROCON de Brusque. O diretor do órgão, Volnei Montibeller, lembra que os atendimentos ocorrem através de email, presencial e por telefone. Em média, 250 atendimentos diários são realizados. O direto também explica que telefonia e sistema bancário mantém um grande número de clientes, o que motiva a maior procura pelos setores junto ao PROCON.

Ao departamento de jornalismo da Araguaia, Montibeller também faz algumas orientações. Para os financiamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida, a dica fica por conta da taxa de vistoria. Segundo o diretor, caso o valor não alcance o solicitado e o negócio seja interrompido, a visita será cobra do consumidor. Caso a negociação seja confirmada, o valor será diluído na parcela ou através das despesas administrativas do contrato.

Volnei Montibeller pede muita atenção aos consumidores que buscam empréstimos e orienta que aqueles que precisem busquem as instituições financeiras (bancos). A orientação acontece após uma série de reclamações registradas de clientes que buscavam empréstimo via internet. Segundo o diretor, os casos mostram que a vítima acaba depositando certa quantia em dinheiro em uma conta e ficam no prejuízo. Por isso, é importante ter muito cuidado, conhecer  o site e saber qual a procedência.

Outros golpes também são levados ao conhecimento do órgão de proteção ao consumidor. Como exemplo, o diretor lembrou de vendedores que atendem nas residências. Um caso chamou a atenção. O vendedor de panelas passou o cartão de crédito, mas disse que  houve um problema. Na segunda passada, registrado um valor menor das parcelas. O objetivo, segundo o Procon, é de dificultar a prova de que houve duplicidade na cobrança. Desta forma, a vítima pagou por dois conjuntos de panela, ao invés de um.

Mais informações através dos telefones do Procon de Brusque:  3351-8936 / 3351-0026 / 3351-0686. O atendimento acontece na Praça da Cidadania, no Centro. 

Repórter: Depto. Jornalismo - Araguaia
Imagem: Ilustração


Veja também