Brusque, 18 de dezembro de 2017   |   05:12

Bronze

Graziela Bertolini conquistou a medalha de bronze no Sprint do 3° Challenge Florianópolis, prova de triatlo realizada neste fim de semana, de 30 de novembro a 3 de dezembro, na capital catarinense. O evento ocorreu em Jurerê com cinco percursos: o Challenge Half Distance, Challenge Women (5Km de caminhada ou corrida), Challenge Junior (triatlo para crianças entre 7 e 15 anos), Sprint Distance e ForAll (corrida de 10 Km). Além das provas também houve uma exposição e um congresso técnico para tirar as dúvidas dos mais de 500 atletas.

Graziela, atleta da Atribrusque/Extreme Academia/FME, ficou com a terceira colocação em sua categoria, de 30 a 34 anos, concluindo o trajeto em 1h28min. Ela fez o percurso Sprint, mais curto, com total de 25 quilômetros e 750 metros. A prova é dividida 20 quilômetros de ciclismo, 5 de corrida e 750 metros de natação. “A natação é meu ponto fraco, então eu nadei de forma confortável. Pedalei e corri forte. Fui muito bem na corrida e na bike. Se eu nadasse forte também, com certeza teria conseguido o primeiro lugar. O ponto que eu preciso melhorar é a natação”, explica Graziela.

O marido de Graziela, Rafael Bertolini, correu o percurso Half, mais longo, com total de 113 quilômetros. O trajeto é dividido em 90 quilômetros de ciclismo, 21,1 de corrida e 1,9 de natação. Ele realizou a prova em 5h40min, ficando em 104° na categoria entre 35 e 39 anos. “A prova foi dura, pois foi minha estreia nesta distância. Consegui completar em 5 horas e 40 minutos, o que foi dentro do esperado”.

Além dos dois, Maiara Machado também participou da competição. Assim como Graziela, ela fez o percurso Sprint, concluindo ele em 1h38min. Essa foi sua primeira participação do Challenge e a segunda prova no triatlo. “O resultado foi satisfatório em virtude de estar competindo de mountain bike entres as bicicletas contrarrelógio e speed na modalidade ciclismo, ficando entre as 10 primeiras colocadas na categoria”, explica.

Maiara começou a treinar ainda neste ano. “Iniciei os treinos em abril com a assessoria esportiva Team Noguez. Minha maior dificuldade nos treinos era a natação, modalidade que comecei a aprender em outubro de 2016 com orientação do treinador Bay. Os treinos exigem disciplina, mas envolve muitos momentos de alegria junto com os amigos que ganhamos no esporte.”



Casal que treina junto…

Graziela fez sua primeira prova do triatlo em fevereiro de 2016, Rafael ia junto para assistir e torcer por ela. Pouco tempo depois ela engravidou, impossibilitando de continuar com a modalidade por um tempo, em novembro o bebê nasceu e em fevereiro deste ano ela voltou a treinar. Rafael participou de uma prova de triatlo pela primeira vez um mês depois da esposa. “Comecei a acompanhar minha esposa na corrida, daí peguei gosto”,conta ele.

Por terem duas filhas, uma delas com 1 ano, o casal se reveza no treinamento e no cuidado com as crianças, “Os treinos longos fazemos juntos, durante a semana não, temos 2 filhas...uma delas é uma bebê de 1 ano, então  nos revezamos para ficar com elas”, conta Graziele.

Rafael destaca a vantagem de os dois praticarem o esporte, “Quando um não tá muito afim, o outro cobra”. Os treinos são divididos durante a semana. “Geralmente é natação 3 vezes na semana, corrida e bike nos outros dias. Nos fins de semana fazemos os longos de bike e corrida. Também fazemos academia para fortalecer e evitar lesões”, conta.

Repórter: EsporteSC
Imagem: EsporteSC


Veja também