Brusque, 23 de outubro de 2018   |   21:10

Olimpíada das APAEs

Alunos da APAE Brusque participaram nesta semana, na cidade de Gaspar, da XXI Olimpíada das APAEs de Santa Catarina, que reuniu cerca de duas mil pessoas, entre atletas, dirigentes, árbitros e equipes de apoio. Usuários da APAE de Brusque e de Guabiruba representaram a região do Médio Vale competindo nas modalidades de basquete masculino e natação feminina.   

Houveram também disputas no atletismo, futsal, handebol, tênis de mesa, bocha Rafa, bocha Paraolímpica e capoeira mista, entre os dias 5 e 9 de agosto. A Olimpíada é realizada a cada três anos e visa além da promoção do esporte, um momento de integração e desenvolvimento da autoestima dos participantes e de seus familiares.  

A professora Joice Diegoli esteve entre os quatro profissionais que acompanharam os alunos da APAE Brusque. Durante as competições, o grupo ficou alojado em um sítio da Família Jönk, no bairro Bateas. “A participação de nossos alunos foi muito importante pois proporciona uma experiência diferente. Não é apenas o aprendizado que o esporte traz mas possibilita maior autonomia deles, confiança e uma certa independência. Em relação aos jogos, o time de basquete iniciou perdendo, o que deixou os alunos tristes. Mas a conquista da medalha de bronze deixou eles bem contentes. Já na natação, devido a problemas de registro da atleta Maria Cristina Cuchiki, não foi possível chegar a etapa final, porém fica a lição de que nem sempre saímos campeões e o que vale é participar”, descreve a educadora.

Richard Nicolas Colares Gordo, de 20 anos, participou das Olimpíadas pela primeira vez e certamente vai sempre lembrar da primeira experiência fora de casa. “Fiquei muito feliz. No início, fiquei um pouco nervoso nos jogos. Fiquei triste quando perdemos, mas depois ganhamos a medalha e aí comemorei. É a primeira vez que dormi fora de casa e foi muito legal”, destaca o aluno da APAE Brusque.  

Rodrigo Lima de Oliveira já havia participado das Olimpíadas há três anos e comemorou mais uma medalha. “Fiquei bastante nervoso e errei muitas cestas nos primeiros jogos, mas estou satisfeito com a terceira colocação e porque consegui fazer muitos pontos no último jogo”, declara o atleta.  

Além de Richard e Rodrigo, integraram também o time, os alunos Jhones da Silva Bueno, André Henrique Cesari, Maikol Charles da Silva, Henrique Joaquim Vatte, Luiz Carlos Alves, Ciro Marciel dos Santos, Jacosinho Zimmermann e Adelmo Moraes Rezendo.   

Repórter: Ideia Comunicação
Imagem: Ideia Comunicação


Veja também