Brusque, 21 de agosto de 2018   |   21:08

Almoço de Ideias

Fazer uma reflexão sobre a importância de uma boa gestão para o sucesso da empresa foi a proposta do 19º Almoço de Ideias da ACIBr – Associação Empresarial de Brusque, realizado nesta quinta-feira, 9 de agosto, na Sociedade Bandeirante. O evento promovido pela ACIBr em parceria com o Colégio e Faculdade São Luiz/ESIC Business&Marketing School contou com a palestra do professor Dr. Armando Terribili Filho, sobre ‘O Impacto da Gestão para a Competitividade’.   

O convidado destacou que a empresa que não for competitiva não sobrevive ao mercado. “Temos que pensar diferente, e ter outras formas de ver as coisas. Temos que sair do pensamento padronizado e inovar. Para uma organização ser competitiva, ela precisa de uma gestão eficiente de seus projetos e processos. É necessário ter claro quais são os processos que determinam o dia a dia da empresa. Os processos devem ser padronizados porque trazem qualidade e benefícios quanto à própria produtividade. Ter critérios claros de quais projetos selecionar, pois nem sempre temos recursos para executar todos os projetos e o mais importante, é ter uma equipe capacitada, que se faz através de cursos de formação, graduação e pós graduação. Só assim uma empresa consegue ter uma gestão efetivamente eficiente. Ou seja, a melhoria nos processos de negócios, mais o desenvolvimento de novos produtos e serviços, aliado a uma equipe de colaboradores atualizada, é sinônimo de competitividade”, declarou Armando.

O palestrante frisou ainda que uma gestão eficiente consegue fazer mais com menos recursos, e que nesse sentido, as organizações privadas podem servir de exemplo para o setor público. “A gestão pública tem algumas particularidades, mas todos os conceitos aplicados na gestão privada, podem ser adotados na esfera pública também. Uma dica é que a administração pública conheça melhor como as coisas funcionam no setor privado, para que possa aprimorar seus serviços. Percebemos que já houve evolução em várias áreas, mas o serviço público pode melhorar ainda mais. Vemos pouco investimento da administração pública em capacitação, por exemplo. Sabemos que existem ótimos servidores, mas nem sempre estão atualizados”, considerou o professor.

O proprietário do Laboratório Hoffmann, Germano Hoffmann Filho, foi um dos empresários que participou do evento. “Achei muito interessante a abordagem do palestrante, pois ele trouxe vários pontos que podem ser colocados em prática para melhorar a gestão do negócio. O exemplo de empresas que se renovaram, tomaram atitudes para não ficar para trás, serve de lição. Concordo com ele quando diz que não podemos manter um pensamento padronizado e quanto à necessidade de atualização dos colaboradores. Na minha área de atuação, essa capacitação constante é fundamental. Costumo sempre participar dos eventos da ACIBr, e mais uma vez foi possível agregar conhecimento”, avaliou Hoffmann.

Para o presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter, os objetivos da entidade vem sendo alcançados por meio de iniciativas como a do Almoço de Ideias. “Esse almoço surgiu com o propósito de unir a classe empresarial e oportunizar a troca de informações e experiências. O evento vem sendo realizado há mais de dez anos, sempre abordando assuntos relevantes para os associados e desta vez, tivemos oportunidade de refletir sobre o papel da gestão diante de um mercado cada vez mais competitivo. A administração tem que ser dinâmica e aberta a mudanças. O gestor precisa se adaptar à realidade, porque o mercado exclui quem não inova. Nossos empresários que conseguem fazer acontecer são verdadeiros heróis”, definiu Halisson.  

Repórter: Ideia Comunicação
Imagem: Ideia Comunicação


Veja também