Brusque, 21 de agosto de 2018   |   21:08

Ar Polar Continental

CICLONE EXTRATROPICAL ANTECEDE O INGRESSO DE UMA MASSA DE AR POLAR CONTINENTAL!

Atualizado: 15/05/2018 18h12min

Ciclone Extratropical

No decorrer da sexta-feira e final de semana tempo muda em todo o estado de Santa Catarina com a formação e intensificação de um intenso Ciclone Extratropical com isóbara central 997 hPa em alto mar. Uma perturbação na média atmosfera (500 hPa - ondas curtas) aliado ao fluxo de ar quente e úmido transportado da região Amazônica através do jato de baixos níveis (JBN em  2km de altitude), potencializa uma grande quantidade de áreas de instabilidades (núcleos de tempestades) sobre boa parte das regiões do território catarinense, começando inicialmente nos setores do Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano e Litoral Sul, prolongando-se para as demais regiões ao longo do território catarinense. Risco de temporal localizado, com granizo, rajadas de vento (70 a 100 km/h) ao longo de SC (fortes rajadas de ventos que ocorrem tanto no sábado quanto na madrugada de domingo), em função do intenso gradiente de temperatura e pressão geradas entre o ciclone e uma intensa área de alta pressão polar (massa de ar frio). Este sistema frontal (frente fria) influência ao longo do sábado boa parte das regiões de SC, promovendo chuva ocasional e garoa fraca a moderada. No decorrer da tarde e noite do sábado, períodos de melhora com o ingresso de uma massa de ar polar sobre o Sul do Brasil.

Massa de ar Polar

Queda acentuada da temperatura em todas as regiões no sábado a noite (frio intenso), com destaque para as regiões do Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, com formação de geada a noite nas cidades do topo do Planalto Sul. 

NEVE: Muito cedo para se comentar!!!

Os principais ingredientes para a formação de neve (ar frio e úmido na baixa troposfera) não estão tão compatíveis para a formação do fenômeno. O frio na baixa atmosfera se faz presente porem falta um pouco mais de umidade. A partir deste pressuposto, chance bem remota de neve em algumas áreas do topo do Planalto Sul (picos de morros ou em pontos mal distribuídos de algumas cidades). Chuva congelada ou neve MUITO ISOLADA pode acontecer em alguns pontos durante a noite do sábado e madrugada/manha do domingo, mas pode tranquilamente passar sem registro. Essa condição de neve pode ser confirmada um ou dois dias de antecedência com maior certeza, logo, entre sexta-feira em diante é possível ter uma previsão um pouco mais precisa.

FRIO INTENSO

Domingo (20/05), Segunda-feira (21/05) e Terça-feira (22/05): Massa de ar seco e frio de origem polar (centro de alta pressão continental) inibe o processo de formação de nuvens promovendo céu claro (céu azul) com alguns momentos de céu parcialmente nublado (umidade gerada pelo ciclone) ao longo de Santa Catarina durante estes dias. Temperatura baixa principalmente entre a noite, madrugada e amanhecer deste dias. Mínimas próximas de 0ºC ou negativas nos setores do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte com geada ampla com destaque para os dias 21 e 22/05. Nos setores do Litoral Sul, Litoral Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, geada isolada nos pontos de baixada, com temperaturas próximas do 2 a 6ºC. Nos dias 24 e 25, o frio se faz presente em todas as regiões, porem a condição de geada fica mais restrita para o Meio Oeste, e Planalto Serrano.

MAR AGITADO: Ciclone extratropical associado a rajadas intensas de vento de sul a sudoeste, que tingem valores acima dos 80 km/h, favorece MAR GROSSO ondas de 2 a 3 m e picos de até 6 m em alto mar e regiões próximas da costa, com alto risco de ressaca.

OBS: É importante salientar que até a presente data, pode haver alterações com relação a previsão do tempo, portanto recomenda-se acompanhar os boletins frequentes atualizados aqui nesta pagina.

Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

*CURTA: Portal do Tempo - https://www.portaldotempo.com/*

Repórter: Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia
Imagem: Divulgação


Veja também