Brusque, 22 de maio de 2018   |   16:05

Meteorologia

PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA E BRUSQUE

Atualizado: 16/05/2018 03h:38min

 

Quarta-feira 16/05/2018

TEMPO EM BRUSQUE: Tempo nublado com possibilidade de chuva ou garoa ocasional a qualquer hora do dia, intercalando com momentos de melhoria (sol entre nuvens). Noite nebulosidade variável com chuva ocasional mal distribuída.

Temperatura Máxima: 24ºC

Temperatura Mínima: 17ºC

Vento: S/SW

TEMPO EM SC: Uma frente fria avança lentamente pelo estado catarinense mantendo céu encoberto (momentos de tempo seco) e com possibilidade de chuva ou garoa ocasional a qualquer hora do dia sobre boa parte das regiões do estado, intercalando com períodos de melhoria. No decorrer da tarde e noite uma massa de ar seco e frio (sistema de alta pressão) começa a influenciar os setores do Oeste, Meio Oeste e Litoral Sul, trazendo algumas aberturas de sol. Formação de nevoeiros entre a madrugada e amanhecer, devido a alta umidade relativa do ar em combinação com as temperaturas mais baixas. Temperatura variando entre 10 a 14ºC no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte ao amanhecer desta quarta-feira e oscilando entre 15 a 20ºC na Faixa Litorânea e Vale do Itajaí. No decorrer da tarde a temperatura não passa da marca dos 18 a 24ºC na maioria das regiões devido à chuva e a maior cobertura de nuvens. Queda acentuada da temperatura à noite. Vento predominante do quadrante sul a sudoeste com rajadas ocasionais de 40 a 50 km/h.

 

Quinta-feira 17/05/2018

TEMPO EM BRUSQUE: Dia de muitas nuvens e com possibilidade de chuva ou garoa ocasional, intercalando com algumas aberturas de sol ao longo do dia. Chuva fraca à noite.

Temperatura Máxima: 22ºC

Temperatura Mínima: 15ºC

Vento: NE/SE

TEMPO EM SC: O ar frio e úmido concentrado nos primeiros níveis da atmosfera favorece um dia de muitas nuvens com chuva ocasional mal distribuída entre o Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e Grande Florianópolis, alternando com momentos de melhoria. No Oeste, Meio Oeste e parte do Planalto Sul, presença de sol com aumento de nuvens e com possibilidade de chuva isolada no decorrer da tarde e turno da noite, devido o rápido aprofundamento de um cavado (área alongada de baixa pressão). Temperaturas baixas ao amanhecer variando entre 7 a 11ºC no Oeste, Extremo Oeste e Meio Oeste. No Litoral Sul, mínimas no inicio do dia variando entre 10 a 14ºC, 1 a 8ºC no Planalto Sul (geada isolada nas cidades do topo do Planalto Sul) e com termômetros variando entre 15 a 18ºC no Vale do Itajaí. Temperatura máxima à tarde variando entre 18 a 23ºC na maioria das cidades de SC. Vento de sudeste a nordeste com velocidade oscilando entre 10 a 30 km/h no decorrer do estado catarinense.

 

Sexta-feira 18/05/2018

TEMPO EM BRUSQUE: Tempo fechado com céu encoberto e com pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas ao longo do dia. Risco de temporal com granizo isolado. Noite de céu encoberto com chuvas ocasionais.

Temperatura Máxima: 25ºC

Temperatura Mínima: 18ºC

Vento: NW/NE/SW

TEMPO EM SC: Áreas de instabilidades promovidas pela intensificação e formação de um ciclone extratropical conectado a uma frente fria em conjunto com o escoamento de ar quente e úmido proveniente da região Amazônica (jato de baixos níveis – 2km de altitude) mantém céu encoberto com pancadas de chuva e eventuais trovoadas começando pelas regiões do Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano entre madrugada e início do dia  prolongando-se para as demais regiões do Litoral e Vale do Itajaí no decorrer da manha, período da tarde e noite. Risco de temporal com granizo, ventania (70 a 90 km/h com rajadas que podem passar dos 100 km/h com destaque para o costão da Serra e topo do Planalto Sul). Volumes de chuva mais representativos nos setores do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano e Litoral e parte do Vale do Itajaí. Temperatura amena no inicio do dia, variando entre 16 a 20ºC na maioria das regiões com exceção das cidades do Topo do Planalto Sul e algumas cidades do Meio Oeste que fazem divisa com o Paraná, com mínimas variando entre 9 a 14ºC. A temperatura não sobe muito ao longo de SC, por conta da maior cobertura de nuvens e chuva, com máximas variando entre 21 a 24ºC. Vento de nordeste a noroeste, passando para o quadrante sudoeste a sul com rajadas ocasionais de 50 a 80 km/h.

 

Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9

Portal do Tempo: https://www.portaldotempo.com/

Repórter: Depto. Jornalismo - Araguaia
Imagem: Ilustração


Veja também