Geral
Tecnologia será determinante nos novos modelos de consumo do setor têxtil
A aposta é do especialista José Favilla, que nesta quarta-feira (20) participou de encontro virtual com docentes do SENAI que passarão por atualização tecnológica
por Assessoria de Imprensa Midia Press 22/05/2020 às 16:22 Atualizado em 22/05/2020 às 16:38

O avanço das novas tecnologias e a aplicação nos novos modelos de consumo do setor têxtil foram alguns dos assuntos abordados durante a aula inaugural online do curso “Novas Tecnologias, Materiais e Processos em Fibras, Fiação e Malharia". O encontro é uma parceria do SENAI Santa Catarina com o SENAI CETIQT - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, do Rio de Janeiro. 

O curso é voltado exclusivamente aos professores das áreas têxteis e que atuam em unidades do SENAI em Santa Catarina e contará com a participação de 22 alunos/docentes, das unidades Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville e Brusque, de onde o curso foi transmitido. Ao todo serão 110 horas/aula, com dois encontros presenciais ao final do conteúdo. 

"A valorização e atualização constante dos nossos docentes é uma das prioridades em nossa rede de ensino, pois precisamos estar conectados a essa nova economia para preparar os profissionais do futuro. Sem dúvida, a parceria com o SENAI CETIQT, um centro de desenvolvimento profissional que é referência para a indústria têxtil no Brasil, vai elevar a qualidade da nossa educação profissional em Santa Catarina, pois estamos em contato com o que há de mais moderno no setor", afirmou o diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira.

A aula inaugural contou ainda com a presença do Gerente de Educação Profissional do SESI SENAI, Michael Eberle Siemeintcoski,  do Coordenador  da Escola Técnica e de Educação a distância do SENAI CETIQT, Celso Júnior e do Gerente de Relações com o Mercado, também do CETIQT, Rodrigo Kurek, além dos professores Marcelo Banja, que é responsável pelo conteúdo na plataforma EaD; Adriano Passos, Coordenador  do ISI Fibras e Camilla Borelli, Coordenadora IST têxtil e confecção. 

“Um dos nossos objetivos aqui em Brusque manter a qualidade do ensino, sempre privilegiando os professores, que enfrentam desafios diários. Um deles é o que estamos vivendo agora, tendo a cadeia têxtil toda impactada, com perdas no PIB industrial, principalmente aqui na região, considerado o polo têxtil do sul do Brasil, então tudo o que pudermos fazer para qualificar docentes e alunos, é importante”, destacou o gerente executivo do SESI SENAI na Regional do Vale do Itajaí Mirim, Roberto Zen.   

TECNOLOGIA NO SETOR TÊXTIL

O encontro encerrou com a palestra: Sustentabilidade – a busca por têxteis mais regenerativos, ministrada por Jose Favilla, da empresa iKrom – Apoio Técnico e Desenvolvimento Têxtil Ltda.   Entre os assuntos abordados pelo palestrante estão, o contexto da sustentabilidade e as discussões sobre crescimento econômico e sustentabilidade; o vestuário no contexto desta sustentabilidade têxtil e as dores enfrentadas pelo setor. Segundo Favilla, o momento que estamos vivendo serviu para refletir algumas situações, tais como: discutir sobre a necessidade de um Plano Diretor Têxtil; valorizar a produção local e oferecer formas de qualificá-los; preparar profissionais voltados para esse novo mercado multidisciplinar que envolva, principalmente, TI e setor têxtil, trabalhando juntos; a customização, que remete a importância de reutilização de peças, transformações e durabilidade. 

“Energia renovável, bolsões de pobreza, ecoprodutividade, consumismo, descartes, reciclagem, inovação, empreendedorismo e visão sistêmica, são novos valores e atividades que serão necessárias para esse novo profissional, que terá o desafio de concretizar a Agenda 2030. As empresas vão mudar, pois os  modelos de consumo estão mudando e os recursos globais estão se esgotando, sendo assim, a tecnologia, será o facilitador de inovações eficientes e necessárias para essa nova economia que tem que ser responsável, não apenas produção, mas com foco no uso, nas necessidades”, finalizou o palestrante.

Assuntos: Comunidade
Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados