METEOROLOGIA
Tempo firme e ensolarado com poucas nuvens
Temperaturas máximas amenas com 17/20ºC na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 03/07/2020 às 08:42

METEOROLOGISTA PITER SCHEUER – CHAPECÓ SC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA

SEXTA-FEIRA (03/07): Uma massa de ar polar (centro de alta pressão) proporciona um dia de tempo firme e ensolarado com poucas variações de nuvens. Dia gelado com formação de geada ampla entre a madrugada e amanhecer com temperaturas que variam entre 0 a -3ºC com destaque para os setores do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí incluindo algumas áreas do Litoral e Grande Florianópolis e Baixo Vale do Itajaí. Muito frio no Topo da Serra com mínimas entre - 8/-5ºC com geada severa ao amanhecer. Máximas amenas com 9/12ºC do Oeste a Serra, 14/17ºC no Litoral Sul, 10/13ºC no Planalto Norte e 17/20ºC na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Vento de sudeste/sudoeste, fraco com rajadas de 10/30 km/h.


TENDÊNCIA DO TEMPO PARA AMANHÃ

SÁBADO (04/07): O ar seco e frio que domina o estado de SC (alta pressão polar) favorece um dia de tempo estável e ensolarado com poucas variações de nuvens. Formação de geada e nevoeiros entre a madrugada e amanhecer com temperaturas próximas de 0/4ºC com destaque para os setores do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e isoladamente no Litoral e Grande Florianópolis e Baixo Vale do Itajaí. No Topo da Serra pode chegar ao patamar dos -7/- 4ºC. Máximas amenas com 19/22ºC na maior parte de SC. Vento de noroeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

AGROMETEOROLOGIA

►Condições favoráveis às atividades ao ar livre ao longo do período da tarde do Oeste a Serra nos momentos menos frio. Bom no Leste e Nordeste de SC. Fazer um pente fino no terreno e retirar qualquer objeto que possa acumular água, combatendo o mosquito da dengue.

► Em hortas comerciais volta a ter maior atenção com as doenças de clima frio nesta semana além de boa proteção contra a geada na sexta e sábado. Para semeadura da cebola e plantio do alho; favorável. Para todas culturas de inverno é mais viável e tranquilo se tiver água a disposição para irrigação ao longo do ciclo. Atenção com o transplante no fumo ou outras culturas sensíveis ao frio, esta primeira quinzena de julho o frio poderá incomodar e muito nestas culturas com risco de geada com danos em vários pontos de SC. Bom para adubação orgânica em bananais e outras fruteiras.

► Risco para as plantas ornamentais/tropicais devido ao frio forte, muito cuidado e proteção contra o vento gelado e a geada que poderão ocorrer entre sexta a sábado, inclusive com vento gelado nas culturas tropicais.

► Na implantação de novo pomar ou reposição de mudas é muito importante manter as mudas com boa umidade.

► A estiagem traz prejuízos nas culturas fora de época e de época (confirmou o alerta dado em fins de janeiro e fevereiro). Já é a estiagem mais severa no Topo da Serra em 66 anos de dados (São Joaquim) no intervalo de junho de 2019 a junho de 2020.

► Condições de propagação do fogo; desfavorável pelos próximos 10 dias.

►Os efeitos da estiagem foram bem suavizados em junho com chuva mais significativa a bem forte em diversas áreas de SC, no momento mais crítico do Centro ao litoral do estado onde ainda precisa de muita chuva. Nesta primeira quinzena a chuva deve continuar ajudando nas áreas de pecuária leitura no pasto de inverno, semeadura da safra de inverno. Aproveitar o máximo para reservar a água em açudes e cisternas. A estiagem não acabou, apenas uma trégua (como aconteceu ano passado em alguns intervalos). Agora a chuva volta a suavizar o quadro, sem resolver de vez.

► Na fruticultura, no geral, a falta de água ainda prejudica os tratamentos (falta parcial ou total de água) de outono/inverno, mais no Topo da Serra. Bom o quadro na primeira quinzena de junho. Usar com muito bom senso a água. O frio está sendo muito bom neste outono/inverno com boas somas de horas de frio e unidades de frio, seguindo o previsto no fim do verão (outono inverno mais para frio). Nos próximos 15 dias excelente qualidade de frio para dormência nas fruteiras de clima temperado na maior parte  deste período.

► Reservar mais água nos açudes, especialmente nas hortas comerciais em todo o estado. Reservar água para as culturas de inverno reformando e ampliando os açudes, fazer novos açudes (dentro da legislação) e aproveitar a água de telhados na propriedade (cisternas) obtendo ajuda da Epagri local. Aproveitar ao máximo a trégua na estiagem.

► Bom para fazer a poda (mais grosseira) de inverno em algumas fruteiras de clima temperado. O ideal é retardar o máximo possível a poda inverno/primavera das fruteiras de caroço e variedades precoces de videira (risco alto de geada na florada e frutificação). No caso das fruteiras de caroço recomendo deixar florescer e frutificar para depois fazer a poda.

► Começando a ter florescimento precoce de frutas de caroço (variedades poucos exigente em frio), maior atenção com a geada agora em julho. Estar preparado para combater a geada nestas áreas nesta sexta e sábado. Ainda não é favorável a quebra de dormência em fruteiras de clima temperado pouco exigente em frio devido ao clima ainda frio.

► Culturas de inverno sem irrigação terão problemas neste ciclo. Economizar o máximo possível quem tiver açudes para isto. Assim como reservar água para o combate a geada na época certa. No mês de junho o quadro será mais favorável às culturas da época, uma pequena trégua na estiagem, porém começa a secar nesta segunda quinzena.

► Atrasar o máximo possível o plantio da safra de trigo no Planalto Norte e região de Campos Novos, pois terá risco mais alto de geada na fase final da cultura (florescimento/enchimentos dos grãos). Risco de frio forte na semana que vem, portanto, atenção com as mudas de fumo. Também atenção com o maquinário agrícola (áreas acima dos 600 m), frio forte ao amanhecer.

► Na piscicultura ficar atendo nos açudes com Tilápia (outros peixes tropicais também), o frio dos últimos dias aliado com a madrugada/amanhecer bem gelada desta sexta e sábado pode trazer mortalidade em açudes pouco profundos.

► Evitar de deixar o pasto de inverno muito baixo (retém melhor a chuva para infiltração da água no perfil do solo).

► Evitar a navegação no mar aberto e ressaca nos próximos dias (evitar de deixar o barco na linha da maré). Forte ressaca nesta sexta e sábado com risco de alagamento costeiro e danos em alguns balneários.

► Seguir à risca o zoneamento agroclimático para o plantio da safra de inverno e próximo verão.

►ECONOMIZAR ÁGUA!

Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

Ronaldo Coutinho – Engenheiro Agrônomo – CREA/SC 26.681-3

Assuntos: Comunidade
Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados