Guabiruba promoveu ontem, 30 de junho, a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, reunindo 41 participantes entre representantes do Poder Executivo e Legislativo, lideranças comunitárias, usuários, conselheiros e profissionais da área. O evento foi realizado com organização da Secretaria Executiva dos Conselhos Municipais, do Conselho Municipal de Assistência Social e da Secretaria de Assistência Social.
A conferência foi um marco importante de reflexão, discussão e construção coletiva das diretrizes que vão nortear a política de Assistência Social do município nos próximos anos. Durante o encontro, foram debatidos cinco eixos temáticos, a partir dos quais surgiram propostas que serão levadas às esferas municipal, estadual e federal. Mais do que documentos formais, as discussões proporcionaram o surgimento de ideias voltadas à criação de novos serviços, programas e projetos que dialogam diretamente com as necessidades da população guabirubense.
Entre os compromissos assumidos pela gestão, está a ampliação da divulgação sobre o trabalho realizado pela Secretaria de Assistência Social, visando garantir maior acesso da população aos seus direitos e combater visões ultrapassadas sobre assistencialismo. Outra meta destacada é o fortalecimento do trabalho preventivo às vulnerabilidades sociais e a ampliação dos equipamentos públicos, incluindo a implantação de um CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) no município.
A secretária de Assistência Social, Caroline Razera, destacou a importância da participação social no evento: “Quero deixar um agradecimento aos representantes governamentais dos poderes legislativo e executivo que sempre se fazem presentes nesses momentos importantes para construção e melhoria das políticas públicas municipais. Também, à AMVE – Associação de Municípios do Vale Europeu, por ter cedido a profissional Nayara Brito, Assessora e Assistente Social, para conduzir e palestrar no evento. E, em especial, à população que se fez presente, sendo estes os principais protagonistas do evento.”
Já o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Leandro Alfarth, fez questão de valorizar os avanços recentes da política pública no município: “Destaco a importância da criação da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Emprego, a regulamentação dos benefícios eventuais e as inovações mais recentes, como o Vale Cidadania, o fortalecimento da estrutura com novos veículos e a criação da Secretaria Executiva dos Conselhos Municipais. Todos esses avanços só foram possíveis graças ao apoio do Poder Executivo e do Poder Legislativo, que compreenderam a relevância da assistência social como política pública de direito e dos profissionais dedicados, conselheiros comprometidos com o controle social e com a defesa dos direitos.”
A Prefeitura de Guabiruba reforça o convite para que a população participe ativamente dos espaços públicos e eventos promovidos pelas secretarias municipais. A presença cidadã fortalece a democracia, amplia o diálogo e contribui diretamente para a construção de políticas públicas mais justas, humanas e eficazes.