Luciano Hang recebe a visita de Luan Pereira na Havan
Fogo começa em carro e se espalha para casa em Gaspar

Publicidade

13ª Festa Italiana de Guabiruba acontece em março de 2026 em novo local

A grande novidade desta edição é o novo local do evento

Fonte: Prefeitura de Guabiruba

Publicidade

A tradição, a cultura e os sabores da imigração italiana voltam a tomar conta de Guabiruba nos dias 07 e 08 de março de 2026, com a realização da 13ª Festa Italiana de Guabiruba. A grande novidade desta edição é o novo local do evento, que passa a ser realizado no Parque Municipal Vereador Érico Vicentini, no bairro Guabiruba Sul, oferecendo mais conforto, espaço e estrutura para o público.

A festa é organizada pela Associação Cultural Italiana de Guabiruba, com apoio da Prefeitura Municipal de Guabiruba e suas secretarias, patrocinado pela Lei federal de Incentivo a Cultura, Lei Roanet, tendo com principais empresas Florisa, Guabifios e Stock Archer.

Segundo o presidente da Associação Cultural Italiana de Guabiruba, Amilton Stedile, a mudança de local marca um novo momento do evento.

“A Festa Italiana é um patrimônio cultural da nossa cidade. O novo espaço representa crescimento, mais segurança e melhor acolhimento para a comunidade e visitantes. O Mirante de Santo Antonio, até então nos acolheu muito bem, mas para o crescimento da festa optamos por um local ainda maior e com acesso mais rápido, já que o parque se localiza na centralidade de vários bairros. Preparamos uma programação pensada com carinho, valorizando nossas tradições, a cultura e a participação das famílias”, destaca.

A programação cultural segue como um dos pontos altos do evento, reunindo apresentações musicais, danças típicas, encenações culturais, brincadeiras tradicionais e momentos simbólicos como a chegada do Nono e da Nona e a tradicional Pisa da Uva. O evento também contará com gastronomia típica italiana e bailes para animar o público ao longo dos dois dias.

Programação Cultural – 13ª Festa Italiana de Guabiruba
07 de março – sábado
11h – Abertura com autoridades
11h30 – Chegada do Nono e da Nona
11h40 – Grupo de Canto Bambini D’Italia – Guabiruba
12h30 – Brincadeiras típicas
13h – Canti e Incanti Musicali – Apresentações musicais
14h15 – Scena Culturale – Dona Trude em: Um dia da alemoa na festa da polenta
16h – Coral Típico Italiano Colibri – Rio dos Cedros
16h45 – Apresentação cultural Jogo da Mora
17h – Brincadeiras típicas
17h30 – Show Famiglia Dal Ponte
21h – Apresentação cultural “Pisa da Uva”
21h30 – Baile Chê Lokedo
01h30 – Encerramento

08 de março – domingo
07h – 1ª Corsa Della Befana – Corrida só para elas
09h30 – Missa campal com Grupo di Canto Degli Amici Trentini – Brusque
10h45 – Chegada do Nono e da Nona
11h – Grupo de Canto Bambini D’Italia – Guabiruba
11h30 – Grupo de dança Stella Alpina – Indaial
12h15 – Brincadeiras típicas
12h30 – Apresentação cultural “Show Pisa da Uva”
13h – Show Banda Bia Barros
15h30 – Brincadeiras típicas
15h45 – Baile Banda San Germann
19h45 – Encerramento

A 13ª Festa Italiana de Guabiruba é um convite para celebrar a herança italiana, reunir gerações e vivenciar momentos de alegria, cultura e tradição em um novo espaço preparado para receber toda a comunidade e visitantes da região.

Para maiores informações acessar o instagran da festa: acig.asso.italiana.guabiruba ou entrar em contato pelo telefone 47 99971 2699.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.