O som das vozes em harmonia marcou a noite de terça-feira, 11 de novembro, no 1º Encontro de Corais do Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque. O evento reuniu três grupos tradicionais – Deutscher Sängerverein, Gruppo di Canto Degli Amici Trentini e Coro Unifebe – em uma celebração à diversidade cultural da cidade. Cada coral apresentou quatro músicas, com repertórios que passearam entre canções alemãs, italianas, brasileiras e natalinas, encantando o público presente.
O encontro simbolizou a retomada das atividades culturais no clube, que está passando por um processo de revitalização de seu palco histórico. As melhorias são realizadas com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Governo Federal, operacionalizada pela Prefeitura de Brusque, por meio da Fundação Cultural de Brusque.
O presidente do clube, Iuri Alex Sander Barni, destacou que a revitalização é parte de um projeto que vem sendo planejado há anos. “A gestão passada elaborou o projeto e, através da prefeitura, conseguimos os recursos do Governo Federal para essa obra. Há bastante tempo o palco precisava ser revitalizado e aproveitamos o momento, já que em 2027 o nosso salão principal completará 100 anos, e em 2026 o clube celebrará 160 anos de fundação. A primeira etapa foi estrutural e a próxima será estética, para deixar nosso palco brilhando novamente e voltar a receber shows, apresentações e festas”.
Padrão original
A estrutura do palco foi elevada em cerca de 50 centímetros, garantindo melhor visualização das apresentações. Segundo o diretor financeiro do clube, Vanderlei Leão Albino, a obra será concluída com a implantação do piso de madeira.
“Nosso objetivo foi revitalizar, sem tirar a estética do clube. Falta ainda a inclusão do piso de madeira de demolição, que vai manter um padrão mais fiel possível do original. A ideia com essas melhorias foi reativar o clube como um espaço cultural, valorizando os grupos que temos na nossa cidade”.
Presidente do grupo anfitrião da noite, o Deutscher Sängerverein, Claus Gunter Kock ressaltou a importância do momento, que marca uma nova fase no clube. “Nosso grupo está muito feliz em poder subir neste palco hoje. Ensaiamos aqui no Caça e Tiro há oito anos, e receber outros grupos aqui para esse evento tão especial é uma grande felicidade. Só temos que agradecer a toda diretoria pela oportunidade”.
Representando a Fundação Cultural de Brusque, o maestro Isaque Lacerda destacou a importância do clube para a cidade. “O Clube de Caça e Tiro é uma das instituições mais importantes da cidade. Podemos dizer que, em torno dele, Brusque se organizou socialmente e culturalmente. A retomada desses eventos aqui é de extrema importância, pois representa mais um equipamento cultural ativo no município”.
O projeto é uma ação cultural apoiada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Governo Federal, operacionalizada pela Prefeitura Municipal de Brusque, por meio da Fundação Cultural de Brusque.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Ideia Comunicação














