Janela Popup com Áudio

Ao Vivo

Publicidade

24º Almoço de Ideias da ACIBr reúne cerca de 300 empresários e lideranças políticas em Brusque

Palestra com Sílvio Dreveck, secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, foi a atração do evento

Fonte: Amabile Nazário / Ideia Comunicação

Publicidade

A 24ª edição do Almoço de Ideias promovido pela Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) reuniu nesta segunda-feira, 27 de maio, cerca de 300 empreendedores de diversos segmentos, representantes de entidades de classe e lideranças políticas.

Realizado na Sociedade Esportiva Bandeirante, o tradicional evento apresentou a palestra “Incentivos com políticas públicas para o desenvolvimento de Santa Catarina”, apresentada pelo secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Sílvio Dreveck.

O presidente da ACIBr, Marlon Sassi, destacou que a presença do secretário no evento teve o objetivo de fortalecer a parceria da entidade com o governo do estado, evidenciando todo o potencial econômico de Brusque e região para Santa Catarina.

“Temos essa necessidade de caminhar junto com o Governo do Estado para sermos vistos como uma possibilidade dos seus investimentos. Não pedimos nada. Apenas buscamos que eles entendam que realmente todo o valor que o estado coloca em Brusque, Guabiruba e Botuverá é um investimento”.

Marlon ressaltou que a escolha do tema foi a forma que a ACIBr encontrou para auxiliar os empresários da região que estão em busca de investimentos para o crescimento de seus negócios. “Notamos que existem incentivos que o governo está oferecendo para as empresas, mas que muitas vezes não chegam até o nosso empresário. Então esse foi o momento do empreendedor conhecer suas possibilidades de isenção de impostos, de juros com subsídio para empréstimos e várias outras opções que o estado disponibiliza”.

Centro de Inovação

A presença de Sílvio Dreveck no evento também foi importante para atualizar a situação do Centro de Inovação de Brusque. A obra do governo do estado, que estava prevista para ser concluída em 2018, agora é de responsabilidade da secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços.

Antes do início da palestra, o presidente da ACIBr, Marlon Sassi, ao lado do presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Brusque, Günther Lother Pertschy, entregou um ofício ao secretário demonstrando a importância da conclusão das obras o mais breve possível.

“Fizemos questão de, como Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Brusque, formalizar ao secretário o nosso pedido. Incluímos também uma reivindicação para que a secretaria de Indústria, Comércio e Serviços continue atuante e nos auxilie com questões básicas de infraestrutura enquanto a obra acontece, para que possamos acompanhar e não deixar que ocorra a depredação da obra”, ressaltou o presidente do comitê.

Após receber o ofício, o secretário anunciou que no dia 6 de junho será conhecida a empresa vencedora da licitação e que será a responsável por executar as obras do Centro de Inovação. “Lamentavelmente, a obra de Brusque se arrasta por mais de 10 anos. Agora conseguimos, finalmente, fazer um ajuste, o edital já foi publicado no Diário Oficial, e dia 6 conheceremos a empresa que vai retomar essa obra tão importante”.

Programas do governo

Durante a palestra, Dreveck apresentou a estrutura da secretaria, e os órgãos que são vinculados à pasta: Procon, Sine, Imetro e Junta Comercial.

Entre as linhas disponíveis, ele destacou o Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec), que segundo o secretário, é um incentivo a postergação, equivalente ao percentual de 75% sobre o valor do ICMS, com carência de quatro anos. “Esse programa é exclusivo para a indústria. Quando a indústria vai ampliar, investir, gerar emprego, aí concedemos o Prodec”.

Outro incentivo destacado pelo secretário é o Pró-Emprego, que pode ser utilizado pela indústria, comércio ou serviço.  “É um tratamento tributário diferenciado, no qual o empresário tem desconto de ICMS na compra de equipamentos, máquinas, na construção propriamente dita. É um benefício muito usado pelas empresas”.

Dreveck também explicou sobre o Programa Estadual de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Catarinenses (Pronampe). Segundo o secretário, esta é uma linha de crédito para micro e pequenas empresas, com 12 meses de carência, e pagamento em até 36 meses, com juros subsidiados por parte do governo do Estado, na ordem de 40%.

“Quando assumimos em 2023, começamos a percorrer as regiões e percebemos que a maioria do empresariado não tinha conhecimento de programas e incentivos como estes. O governo tem esses benefícios, mas ele tem que chegar onde precisa, e é isso que estamos fazendo em todas as regiões de Santa Catarina”.

Evento de sucesso

A vice-presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e vice-presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti, enalteceu mais uma edição de sucesso do Almoço de Ideias.

“Mais uma vez, tivemos a presença de um secretário de Estado, trazendo informações importantes para a classe empresarial aqui da nossa região e que, na verdade, beneficia toda a comunidade. É um evento consolidado, mais de 300 empresários falando a mesma linguagem, com alinhamento de ideias e essa aproximação do poder público, principalmente do governo do Estado, é muito importante para todos nós”.

O prefeito de Brusque, André Vechi, ressaltou a oportunidade que o Almoço de Ideias proporciona de discutir temas relevantes para o desenvolvimento da cidade. “Muitas vezes, o empresariado não tem acesso a determinada política pública ou incentivo por falta de conhecimento, então essa aproximação entre a iniciativa privada e o poder público é fundamental para trazer esses esclarecimentos e trabalhar de forma conjunta: empresários, municípios e governo do Estado”.

Também estiveram presentes no evento os prefeitos de Guabiruba e Botuverá, Valmir Zirke e Alcir Merisio, os presidentes das Câmaras de Vereadores de Brusque e Guabiruba, Jean Dalmolin e Waldemiro Dalbosco, o vice-presidente regional da Fiesc, Edemar Fischer, o presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), Mauro Schoening, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque), Valter Kohler, além de representantes de outras entidades de classe e empresários.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.