A 4ª edição do E-commerce Day reuniu no teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB), cerca de 280 pessoas. Promovido pelo Núcleo de E-commerce da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) na quarta-feira, 14 de agosto, o evento tem como objetivo reunir empresários, empreendedores, influenciadores e outros profissionais que atuam no segmento de comércio eletrônico e vendas on-line.
“O E-commerce Day é pioneiro no setor em nossa cidade e o Núcleo está muito feliz em vê-lo crescendo a cada edição. Hoje tivemos casa cheia, é uma realização ver o público prestigiando e buscando aperfeiçoar-se na área. Nosso evento é pensado nas dificuldades e necessidades que nossos nucleados relatam em nossos encontros e trouxemos palestrantes que possam contribuir e somar nos negócios dos participantes”, comentou a coordenadora do Núcleo, Daiane Zen.
Ela ainda ressalta que o setor teve um grande aumento nos últimos anos e para a realização de cada edição o grupo estuda qual temática está em alta. “Para a 4ª edição trouxemos como temática principal os Marketplaces e Inteligência Artificial, que independente do participante ter um e-commerce ou não é uma ferramenta que está presente em todas as empresas atualmente”, explicou Daiane.
O presidente da ACIBr, Marlon Sassi, destaca a importância dos Núcleos Setoriais realizarem momentos que oportunizam aprendizado, networking e fortalecimento das empresas. “A ACIBr se alegra em ver a dedicação do Núcleo de E-commerce em promover eventos como esse, que crescem a cada edição. Nós sabemos que o setor cresceu mais de 150% no Brasil nos últimos anos, e é importante fomentar essa modalidade de venda em nossa região, pois sabemos o potencial das mercadorias que aqui produzimos. E a entidade sempre vai apoiar esses eventos que fortalecem e valorizam nossa região”, afirmou Sassi.
As palestras
Com mais de cinco horas de evento, a 4ª edição do E-commerce Day contou com as palestras sobre Inteligência Artificial, ministrada por Leandro Belisqui; e sobre Marketplace, com Alex Moro, influencer oficial e consultor platinum do Mercado Livre.
Além de uma abordagem sobre a importância de produzir vídeos, com Thiago Andrade; uma fala sobre a importância da Comunicação Estratégica nas Vendas, com Ezequiel Mafra; o case de sucesso de Jeff Beuting; e também um bate papo sobre Análise de Dados de E-commerce, com Odair Rosa.
O palestrante, Ezequiel Mafra, compartilhou com o público a importância de uma comunicação assertiva na hora de vender seu produto. “Apesar do foco da palestra de hoje ser o lado profissional, a comunicação assertiva pode ser aplicada também na vida pessoal. Então, compartilhei técnicas que podem ser utilizadas dentro de um e-commerce, para que o consumidor se identifique com a marca, entre no site e conclua sua compra”, explicou Mafra.
O engenheiro de produção e sócio diretor comercial da Magazord Digital Commerce, Odair da Rosa, ministrou a palestra sobre a importância de Dados de E-commerce. E trouxe aos participantes informações que muitas vezes passam despercebidas no dia-a-dia do empresário. “Durante minha fala, ressaltei como as empresas podem olhar para os dados como uma fonte de informações estratégicas para seus negócios. Muitas vezes não utilizamos as informações de forma inteligente, o intuito da palestra foi mostrar quais áreas podemos aperfeiçoar tendo esse olhar”, falou Rosa.
Abordando a temática de Marketplace, o consultor platinum do Mercado Livre, Alex Moro, trouxe para o palco um passo a passo de como começar a vender na plataforma de forma assertiva. “Apresentei cinco pontos estratégicos para quem não vende em marketplace iniciar com um direcionamento. O público pode entender como anunciar seu produto, fazer isso de forma atrativa aos clientes, atingir o público certo e principalmente vender”, contou Moro.
Através de exemplos práticos, o especialista compartilhou técnicas e estratégias para trabalhar com a plataforma. “Hoje somente anunciar e impulsionar seus produtos não traz retorno, por isso trouxe alguns métodos mais eficazes, como por exemplo o campo semântico, que consiste em utilizar palavras chaves no anúncio da mercadoria que faça o público se identificar com ela. Então, é um trabalho simples, que é um ponto importante dessa estratégia”, pontuou.