Publicidade

55º Enconampe reúne micro e pequenos empresários de Santa Catarina

Pela primeira vez sediado em Brusque, evento celebrou os 40 anos da Fampesc e os 35 anos da Ampe Brusque

Fonte: Jonny Lindner Fotografo

Publicidade

Neste final de semana, Brusque pela primeira vez foi sede do Congresso Catarinense das Associações de Micro e Pequenas Empresas, realizado pelo Sistema Fampesc. O 55º Enconampe iniciou na sexta-feira, 12 de setembro, na Sociedade Esportiva Bandeirante, com uma solenidade que reuniu empresas associadas, presidentes de Ampes, autoridades e lideranças locais e estaduais. No sábado de manhã, o evento seguiu no local, com formações sobre liderança e processo de sucessão.
“É um momento histórico para nós. Temos a alegria de celebrar os 40 anos da Fampesc e os 35 anos da Ampe Brusque, reunindo lideranças de várias partes do país. Representamos os micro e pequenos empresários, que respondem por 90% do PIB do Brasil, e essa é uma responsabilidade imensa”, descreve o presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), Mauro Schoening.

A entidade foi a anfitriã do encontro promovido pela federação estadual. “A Fampesc sempre esteve ao nosso lado, abrindo portas, inclusive junto ao governo e ao Sebrae. Esse apoio é fundamental para que possamos manter iniciativas como a Pronegócio, um case de sucesso do associativismo catarinense que já alcança 28 anos de realização”, detalha Mauro.
De acordo com o presidente da Ampe Brusque, o fomento ao associativismo é um dos diferenciais de Santa Catarina, que impulsiona o desenvolvimento econômico regional. “Num cenário em que a concorrência não está mais no município vizinho, mas em outros países, o associativismo é a ferramenta que nos permite enfrentar os desafios de uma economia global e de rápidas transformações digitais, como o avanço do e-commerce e da inteligência artificial. Estar unidos é a nossa forma de continuar crescendo e fortalecendo os pequenos negócios”, afirma.

O presidente do Sistema Fampesc, Pedro Gilmar Fank, enalteceu a escolha assertiva de promover o Enconampe em Brusque, em 2025. “Trouxemos o evento para a cidade com um duplo propósito: sexta-feira é noite de celebração, e sábado um dia de capacitação, com cases de sucesso e palestras que mostram como o associativismo gera resultados positivos para os empresários”, explica.
Segundo ele, a Ampe Brusque se destaca no cenário estadual por promover a maior rodada de negócios de confecção do país. “Brusque aprendeu a reunir compradores e fornecedores em um mesmo ambiente, criando oportunidades coletivas de negociação que seriam inviáveis se cada empresário tivesse que bater de porta em porta. É um modelo de ganha-ganha: vence o fornecedor, o vendedor, a facção, os empregados e toda a comunidade”, enfatiza.
O presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Conampe), Ercílio Santinoni, reforçou o papel das entidades empresariais no sustento do desenvolvimento econômico e social do Brasil. “As entidades se tornaram escolas de capacitação de empreendedores. Seu papel é representar, brigar pelo espaço da pequena empresa e formar empresários e colaboradores. Isso naturalmente representa essa sustentabilidade que o país tem na microempresa”, comenta.

Lideranças políticas

Representando o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, se fez presente no evento o secretário de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço, Sílvio Dreveck. “A micro e a pequena empresa representam muito para Santa Catarina, principalmente no que diz respeito à geração de empregos. Isso vale para a indústria, para o comércio e para os serviços: aproximadamente 60% da geração de empregos está vinculada à microempresa, à pequena empresa e também ao MEI”, conta o secretário.
Para incentivar o crescimento dos negócios, o governo estadual tem desenvolvido programas e linhas de crédito, como é o caso do Pronamp. “É uma linha de crédito com juros subsidiados em torno de 40%, com 12 meses de carência e 36 meses para pagamento”.
O vice-prefeito de Brusque, André (Deco) Batisti também valorizou os micro e pequenos empresários. Mas, para além da geração de riquezas, ele citou os benefícios do associativismo, especialmente pelos projetos desenvolvidos em parceria com o poder público, que melhoram a qualidade de vida em Brusque e região. “É o caso da Escola de Costura, que fomenta a mão de obra capacitada. Nós temos que agradecer a todos vocês, que movimentam a cidade, o nosso estado e o Brasil, com o associativismo, o cooperativismo e a união que não olha o concorrente como um inimigo, mas como um parceiro que pode ajudar a vencer as batalhas do dia a dia”, disse Deco.

Liderança e sucessões em foco nas palestras de sábado

As atividades do segundo dia do 55º Enconampe foram iniciadas no sábado, 13, com as falas do presidente da Fampesc, Pedro Gilmar Fank, e do presidente da Ampe Brusque, Mauro Schoening. A programação seguiu o tema central do congresso: liderança e sucessões, trazendo reflexões e exemplos práticos de empreendedores de diferentes regiões do Estado.
A primeira palestra foi conduzida por Sérgio Lemos, do Instituto Eneagrama e diretor da Dale Carnegie em Santa Catarina, que apresentou o tema “Os comportamentos que definem um líder”. Lemos destacou a importância de pequenos gestos no exercício da liderança. “Trouxe pontos simples, mas que muitas vezes esquecemos. Um deles, por exemplo, é lembrar o nome de alguém. Outros comportamentos também são fundamentais, como reconhecer um erro, saber elogiar e ouvir. Não basta ter a noção de que isso é importante, é preciso desenvolver a habilidade”.
Na sequência, o público acompanhou um painel com cases de sucesso do Sistema Fampesc. A primeira a compartilhar sua experiência foi Daniane Farias da Silva, vice-presidente da Ampe Balneário Camboriú e proprietária da Farias & Santos Turismo e Eventos. Ela relatou como o associativismo se transformou em oportunidade de negócios para sua empresa.

Já o segundo painel trouxe a apresentação de Jacir Carlos Aver, da Amper Chapecó, que mostrou como a Feira de Negócios impulsionou a associação e gerou resultados concretos aos empreendedores locais.
Encerrando a manhã, o mágico Bianko apresentou a palestra-show “Liderança do associativismo e inovação – A fórmula mágica do sucesso”. Em um formato dinâmico, que uniu mágica, humor e música, Bianko abordou conceitos de liderança, criatividade e inovação.
“A fórmula mágica que apresento aos empresários vai além de conhecimento, trabalho e dedicação. É fundamental usar a parte emocional para encantar parceiros e clientes, fazer com prazer aquilo que realizamos. O profissional precisa dar um show, ser artista no que faz. Os micro e pequenos empreendedores são artistas que brilham em seus negócios”, disse.

Antes do almoço de encerramento, foi feito o anúncio oficial: a cidade de Balneário Camboriú será a anfitriã do 56º Enconampe, em 2026.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.