O Jornal da Manhã desta terça-feira (29/7) recebeu ao vivo o coordenador do Conselho Pastoral Comunitário (CPC) da Igreja São Cristóvão, Fausto Rian Köehler, que destacou a realização da 57ª Festa dos Motoristas, marcada para os dias 2 e 3 de agosto, no Salão São Cristóvão, bairro Aymoré, em Guabiruba.
Durante a entrevista, Fausto apresentou a ampla programação religiosa, iniciada no dia 25 de julho, com a missa em homenagem a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. A partir dessa data, todas as noites têm contado com celebrações dedicadas ao Ano Jubilar, com a presença de diversas comunidades e padres convidados.
Programação religiosa
Entre os destaques da programação estão as temáticas abordadas nas missas diárias: oração, missão, catequese, perdão, esperança, caridade e comunidade. Cada celebração reúne diferentes grupos da igreja, como o Terço dos Homens, Catequese IVC, Ministros da Eucaristia, Pastoral da Comunicação e Clubes de Mães.
No sábado (2/8), às 18h, a missa será conduzida pelo padre Mário Peixe, reunindo a Família Noveneira de 2025 e 2026. O encerramento da programação religiosa será no domingo (3/8), às 9h30, com missa celebrada pelo padre Marilton Nuss, junto aos festeiros de 2025.
Shows gratuitos, gastronomia e tradição
Paralelamente à programação litúrgica, o evento conta com diversas atrações culturais e gastronômicas. Na sexta-feira (1/8) e no sábado (2/8), haverá venda de cuca, pastel e cachorro-quente durante todo o dia, com a opção de pedidos via aplicativo Pedidos 10.
Após a missa de sábado, começam os festejos populares, com serviço de bar e cozinha, venda de churrasco e shows ao vivo com a Banda Lua de Mel e a dupla Gustavo Toledo & Gabriel (GTG).
No domingo (3/8), a programação inicia com procissão às 8h, seguida por missa às 9h30. Em seguida, o público poderá aproveitar um almoço com pratos sortidos e churrasco, além de mais shows com Edson & Geison e Tchê Garotos.
Toda a programação cultural é gratuita, e a comunidade está convidada a participar da celebração que une fé, tradição e confraternização.
Ouça a entrevista:
