Uma noite marcada pela emoção e pela memória. Assim foi a celebração da Natividade de São João Batista, neste dia 24 de junho, na Comunidade que leva o nome do santo precursor. Em um encontro que uniu fé, gratidão e história, os fiéis comemoraram os 80 anos de fundação da comunidade do bairro Bateas, considerada uma das mais antigas da Paróquia São Luís Gonzaga.
A missa solene foi presidida pelo Pe. Mariano Weizenmann, que atualmente é o responsável pela comunidade. Em sua homilia, destacou o caráter único da celebração. “Hoje temos uma dupla celebração na comunidade: é o nascimento de São João Batista, um dos poucos santos, além de Jesus e da Virgem Maria, cujo nascimento celebramos, e também os 80 anos de fundação desta comunidade. Uma comunidade simples, acolhedora, e como São João, um pouco retirada, mas com grande capacidade de participação nas iniciativas de fé”, afirmou.
O sacerdote ainda refletiu sobre a relação entre João Batista, Jesus e cada fiel. “Fiz um paralelo entre João que celebramos, Jesus que é a causa da celebração, e nós, os destinatários, a quem essa graça alcança.”
Gerações que edificaram a comunidade com o servir
Entre os fiéis que testemunham essas oito décadas de história estão aqueles cuja vida se entrelaça com a construção física e espiritual da Comunidade São João Batista.
Valtamir Cesari é Ministro da Eucaristia e da Palavra, e verdadeiro guardião da memória da comunidade. Filho de um dos fundadores da capela, ele cresceu entre os bancos improvisados e o piso de barro. “Lembro da igreja quando ainda era chão batido, sem bancos fixos. Foi uma vida inteira dedicada a este lugar. Acompanhei a construção, a reforma, a organização das pastorais. Tudo mudou muito, e a comunidade sempre esteve junto. Hoje, com 38 anos como ministro da Eucaristia, 35 como ministro da Palavra e décadas na Catequese, posso dizer que minha fé é assim: onde for possível servir, estarei. Para que ‘Ele cresça, e eu desapareça’.”
A festa jubilar foi organizada por toda a comunidade, sob a coordenação de Vilson Cezerino, que há 25 anos mora e serve no bairro. Natural de Nova Trento, ele resume sua missão em poucas palavras. “Amor ao servir. Me sinto feliz e realizado como pessoa. Viver em comunidade é viver em união.”
Quem também emocionou os fiéis foi o pequeno Matheus Korpan, de apenas 8 anos, que representou São João Batista durante a missa, vestido como o santo: túnica de pelo de camelo, cinto de couro e manto. Com o dedo apontado para o céu durante toda a celebração, ele não esconde um desejo que vem sendo notado pelos pais. “Quero ser padre”, afirmou, entre olhares atentos da comunidade, que já reconhece em Matheus um coração tocado pela vocação.
Logo após a missa, no salão comunitário, um café de confraternização reuniu os presentes. Bolo de aniversário, cucas, cachorro-quente e uma exposição de fotos e recortes antigos contaram a trajetória da capela desde sua fundação.
Atualmente, a Comunidade São João Batista celebra missa dominical às 8h, mantendo viva a chama da fé que há oito décadas ilumina os caminhos dos fiéis do bairro Bateas.