Referência no desenvolvimento do voleibol feminino, a Abel Moda Vôlei de Brusque segue colhendo frutos de um trabalho consistente voltado à formação esportiva e humana de jovens atletas. Ao longo dos últimos anos, o clube se consolidou como um verdadeiro celeiro de talentos, preparando jogadoras que hoje defendem importantes equipes do Brasil e também constroem trajetórias de sucesso no exterior.
Nomes como Gabi Santin, do Fluminense/RJ, Ana Paula, do Brasília, Vitória Parise, do Sorocaba/SP, Marina Sioto, do Osasco/SP, Lanna Gabriella e Sabrina Groth, do Barueri/SP, Jaque Schmitz, do Maringá/PR, Mariana Brambilla, do LKS Commercecon Lodz, da Polônia, a medalhista olímpica Julia Bergmann, do Türk Hava Yolları, da Turquia, entre outras jogadoras, representam o resultado direto de um projeto que prioriza formação técnica, disciplina, valores e oportunidades.
Entre essas histórias, uma das mais emblemáticas é a da levantadora Cauane Krainski, que iniciou sua trajetória no Abel ainda criança e teve no projeto de Brusque a base para uma carreira marcada por conquistas esportivas e acadêmicas.
Cauane chegou na Abel em 2011, aos 11 anos, no início do projeto. “Eu comecei no vôlei praticamente junto com a criação do Abel. Foi ali que tudo começou para mim. Meu primeiro técnico foi o Vladimir e, ao longo dos anos, tive a oportunidade de aprender com profissionais que foram fundamentais na minha formação, como Moretto, Karina, Everton e o Maurício”, relembra a atleta.
O período mais marcante foi entre 2016 e 2017, quando o Abel possuía um dos times de base mais fortes do país. “Aquele grupo era muito especial. Tínhamos atletas que hoje jogam profissionalmente, como a Júlia Bergmann, da Seleção Brasileira, além da Lanna e Sabrina”, destaca.
Entre as principais conquistas da atleta pela Abel estão os títulos da Taça Paraná – Série Ouro (2017), considerada uma das competições mais fortes do voleibol de base do Brasil, o Campeonato Estrela – Série Ouro (2017) e o título Brasileiro Escolar – Jogos da Juventude (2017), além de conquistas estaduais e regionais. Individualmente, Cauane também foi destaque, sendo eleita melhor levantadora do Campeonato Mercosul (2017) e Melhor levantadora estadual AEVI (2016).
Mais do que títulos, a atleta destaca o impacto do Abel em sua vida. “A Abel foi uma chave na minha trajetória. O esporte abriu portas, mas sem a Abel eu não teria chegado onde cheguei. A exposição, o apoio e a confiança do projeto fizeram toda a diferença. Vivi os melhores anos da minha vida ali, construí amizades que levo até hoje e as experiências que marcaram minha história”, afirma.
Após concluir o ensino médio em 2017, Cauane recebeu uma bolsa integral para atuar no voleibol universitário dos Estados Unidos. Em 2018, mudou-se para o Texas, onde defendeu o Trinity Valley Community College por duas temporadas. Em seguida, transferiu-se para outra universidade no estado para concluir sua graduação, também com bolsa de 100% pelo esporte.
Mesmo com os impactos da pandemia, a atleta concluiu sua formação acadêmica em dezembro de 2022, encerrando sua carreira competitiva universitária. Durante o período nos EUA, acumulou resultados expressivos, como 5º lugar no Nacional NJCAA (2018) e 3º lugar na Conferência Regional do Texas (2019), além de reconhecimentos individuais acadêmicos, como All American Academic e All District Academic entre 2018 e 2022.
Após a graduação, Cauane ainda recebeu uma nova bolsa integral para cursar o mestrado em MBA em Gestão, desta vez vinculada ao trabalho desenvolvido na própria universidade. Ao todo, foram sete anos vivendo nos Estados Unidos, sempre tendo o voleibol como base para as oportunidades conquistadas.
Atualmente ela trabalha em uma empresa localizada em Nova York com admissão de programas internacionais de mestrado que auxiliam estudantes a ingressarem em cursos de MBA e mestrado em universidades dos Estados Unidos e da Europa. “Tudo que vivi em minha carreira esportiva e fora das quadras, só foi possível graças ao voleibol e a Abel”, ressalta.
De volta a Brusque desde junho de 2025, Cauane é mais um exemplo de como o Abel Moda Vôlei vai além da formação esportiva, preparando atletas para a vida, para o mercado de trabalho e para oportunidades internacionais. Histórias como a dela reforçam o papel do clube como referência nacional na formação de talentos e na transformação de vidas por meio do esporte.














