A Academia de Letras do Brasil de Brusque (ALBB) empossou, na terça-feira, 16, sua nova diretoria para o biênio 2026-2027. Realizada na Sociedade Esportiva Bandeirante, a solenidade reuniu os acadêmicos e marcou a transição da presidência, após quatro anos de gestão de Maria Teresinha Debatin, agora sucedida por Maria Glória Dittrich, que assume o cargo tendo Herbert Pastor como vice-presidente.
Além da posse da diretoria, o encontro foi marcado pela apresentação do terceiro livro coletivo da ALBB, intitulado “Imaginário Literário: Contos e Narrativas de Brusque”. A obra reúne textos de acadêmicos da instituição e foi publicada pela Editora Vitelli Publisher, destacando a produção literária local e a relação dos autores com a cidade. A obra será lançada em evento especial a ser promovido no próximo ano.
A nova composição da diretoria conta ainda com Gilberto Rau como primeiro secretário e Cleide Jussara M. Pareja como segunda secretária. A tesouraria será conduzida por Amilton Cardoso, como primeiro tesoureiro, e Marcos Eugênio Welter, como segundo tesoureiro. Talita Garcia assume a Diretoria de Relações Institucionais.
O Conselho Fiscal da ALBB para o período será formado por Ricardo Vianna Hoffmann, Aldo Maes dos Anjos e Rogério Ristow. Com a nova gestão, a Academia reafirma seu compromisso com a promoção da literatura, da cultura e da memória de Brusque por meio de ações editoriais e institucionais.
A presidente – Maria Glória Dittrich é natural de Brusque. Possui graduação em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE (1993), mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB (2000) e doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2008), do Rio Grande do Sul. É professora titular e pesquisadora da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) no Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Gestão de Ciências Políticas (PPGPP), onde também atua como coordenadora. Escritora, artista plástica, conferencista e promotora de eventos culturais e científicos. Seu trabalho nas Artes Plásticas é marcado por exposições e premiações no Brasil e no exterior. Membro da ALBB e correspondente da Academia Feminina de Letras do Paraná.
Conheça a ALBB – Fundada em 10 de agosto de 2013, pela escritora Terezinha Andrade Viecelli, a ALBB é uma entidade cultural cuja finalidade divulgar a cultura literária no município e região; registrar, difundir, preservar e estimular a cultura, a história e as realizações literárias de Brusque; divulgar obras e realizações culturais de pessoas nascidas, residentes e/ou com estreitos laços com a cidade; incentivar e desenvolver atividades culturais e sociais. Está vinculada à Academia de Letras do Brasil (ALB) e tem como patrono Wilson Erasmo Quintino dos Santos.
Texto: Talita Garcia/Diretoria de Relações Institucionais da ALBB.
Fotos da posse: Sérgio Deucher.
Foto da capa do livro: Tatiana B. Vhoss.
















