Publicidade

Academia de Letras de Brusque lança “Imaginário Literário”

Antologia será apresentada ao público no dia 11 de março, às 19h, no Cescb

Fonte: Imagens: Sérgio Deucher e Tatiana B. Vhoss

Publicidade

Histórias brusquenses nascidas da experiência, da memória e do olhar sobre a cidade agora se reúnem em um mesmo volume. No dia 11 de março, às 19h30, a Academia de Letras do Brasil de Brusque (ALBB) lança o terceiro livro coletivo da entidade,  “Imaginário Literário: Contos e Narrativas de Brusque” (Vitelli Publisher, 2025), no Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (Cescb). O evento é aberto ao público.

A antologia organizada por Maria Glória Dittrich e Cleide Jussara Müller Pareja reúne textos de 11 escritores integrantes da ALBB: Aldo Maes dos Anjos, Amilton Fernando Cardoso, Cleide Jussara Müller Pareja, Gilberto Rau, Herbert Pastor, Marcos Eugênio Welter, Maria Glória Dittrich, Maria Teresinha Debatin, Ricardo Vianna Hoffmann, Talita Garcia e Terezinha Andrade Viecelli. Cada conto oferece um recorte sensível da identidade brusquense, transitando por cenários históricos, personagens e experiências afetivas que dialogam com a formação cultural do município.

Na Introdução do livro, as organizadoras destacam que a literatura, mais do que narrativa, é um gesto de pertencimento. “Nesta obra a literatura é, antes, um modo profundo de reconhecer a vida que pulsa nas margens do Itajaí-Mirim, nas ruas de paralelepípedos, nas casas enxaimel, nos sons dos teares, no silêncio das enchentes e nas histórias de vida que atravessam sentimentos, emoções e percepções de imigrantes e familiares”, afirmam. Para elas, a coletânea é também “um gesto coletivo de olhar com palavras a cidade de Brusque — e devolver a ela, em contos, o que nos inspira todos os dias”.

O título traduz esse espírito: um imaginário construído a muitas mãos, em que memória, ficção e pertencimento se entrelaçam. Ao reunir vozes distintas sob o mesmo horizonte urbano, “Imaginário Literário” reafirma a força da produção literária local e convida o leitor a revisitar a cidade sob novas perspectivas.

Conheça a ALBB

A Academia de Letras do Brasil – Seccional Brusque (ALBB) é uma entidade cultural fundada em 10 de agosto de 2013. Sua finalidade é divulgar a cultura literária no município e região; registrar, difundir, preservar e estimular a cultura, a história e as realizações literárias de Brusque; divulgar obras e realizações culturais de personalidades nascidas, residentes e/ou com estreitos laços com a cidade; incentivar e desenvolver as atividades culturais e sociais.

A ALBB está ligada à Academia de Letras do Brasil (ALB), presente em todos os estados do país, com o objetivo de apoiar escritores de diferentes gêneros, divulgar a literatura como instrumento de inclusão e desenvolver projetos culturais no Brasil e em outros países.

À frente da diretoria da ALBB está Maria Glória Dittrich (cadeira 06), eleita presidente para o biênio 2026-2027, tendo como vice-presidente Herbert von Büettner Pastor (cadeira 05). A presidente de honra da academia é Terezinha Andrade Viecelli (cadeira 01), fundadora da seccional. O patrono da ALBB é Wilson Erasmo Quintino dos Santos, personalidade de destaque em Brusque, reconhecida pela atuação na cultura escrita, na comunicação em rádio e TV, na promoção da igualdade de acesso à cultura e na defesa da liberdade de expressão.

Texto: Talita Garcia – Jornalista e titular da cadeira 09 na ALBB

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.