Na segunda-feira, 26 de janeiro, a Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) participou de uma reunião para tratar dos desafios da habitação no município. Estiveram presentes no encontro o presidente da entidade, Marlon Sassi; além de representantes do poder municipal, como o secretário de Parcerias, Concessões e Convênios (SPCC), José Henrique Nascimento; a diretora-geral da Procuradoria-Geral do Município, Sônia Knihs Crespi; e o vereador Jean Pirola.
Durante o encontro, realizado na Prefeitura, o presidente da ACIBr apresentou ao poder público a atuação do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL).
“O IDEL foi criado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e atua na busca de soluções para a habitação em diversas cidades do Estado, com resultados positivos”, frisou.
Segundo Sassi, o problema não afeta apenas Brusque, mas todo o estado de Santa Catarina, e o município pode se espelhar em iniciativas que já estão sendo colocadas em prática em outras regiões.
“O problema habitacional é uma realidade em todo o Estado e não precisamos começar do zero para enfrentá-lo. Existem experiências bem-sucedidas que podem ser adaptadas à nossa realidade local, respeitando as características do município. A partir disso, é possível avançar com mais agilidade na construção de soluções que garantam aos trabalhadores acesso a uma moradia com valores viáveis e localizada mais próxima do local de trabalho, contribuindo também para a retenção de mão de obra na região”, destacou o presidente da ACIBr.
Sassi concluiu afirmando que a pauta é um pilar importante para o desenvolvimento do município. “Esperamos dar continuidade a esse trabalho, com a realização de novas reuniões e a participação do Instituto IDEL nesses encontros, sempre em conjunto com as demais entidades municipais e com os Poderes Executivo e Legislativo”, completou.
Saiba mais
Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL) é uma organização não governamental criada pela Facisc para estruturar ambientes favoráveis à implementação de políticas públicas e iniciativas que fortalecem a economia, a sociedade e o futuro dos municípios brasileiros.
A atuação do Instituto é guiada pela metodologia DEL, uma abordagem única que ultrapassa a ideia de estratégia e se consolida como um verdadeiro movimento de transformação, ao estimular o diálogo entre diferentes atores locais, promover a cooperação entre setores e converter o planejamento em ações concretas voltadas à sustentabilidade. O resultado é a formação de redes de governança participativa, capazes de estruturar caminhos sólidos para o desenvolvimento econômico, social e ambiental em longo prazo.
(Informações complementares: FACISC).















