A Polícia Militar de Santa Catarina, por meio do 31º Batalhão, realizou nos dias 16 e 18 de janeiro de 2026, duas importantes operações com foco na segurança e ordem pública nos municípios de Itapema e Bombinhas.
No dia 16, foi desencadeada a Operação Choque de Ordem / Alta Tensão no município de Itapema, com apoio dos fiscais da Prefeitura e da Guarda Municipal. A iniciativa teve como objetivo principal o combate aos crimes contra o patrimônio, como furtos e receptação.
Durante a ação, foram fiscalizados quatro estabelecimentos do tipo ferro-velho e reciclagem. Em dois deles, constatou-se a ausência de alvará de funcionamento e documentação obrigatória. Os responsáveis foram notificados e receberam prazo para regularização junto aos órgãos competentes.
Apesar de não terem sido encontrados materiais relacionados a crimes patrimoniais, foi localizada uma substância análoga à maconha (0,4g) com um funcionário de um dos estabelecimentos. A ocorrência foi registrada em Boletim de Ocorrência.
Prisão e fiscalizações em Bombinhas
Já no dia 18 de janeiro, a Polícia Militar promoveu no município de Bombinhas a Operação Ostensividade, com foco em fiscalizações de estabelecimentos comerciais do tipo conveniência e blitze policiais, principalmente voltadas a motocicletas.
Durante a operação, dois comércios foram vistoriados e diversos veículos abordados. Um dos destaques foi o cumprimento de um mandado de prisão por dívida alimentícia, que resultou na condução de um homem ao sistema prisional.
As ações tiveram como foco a manutenção da ordem, a prevenção de delitos e o aumento da presença policial em pontos estratégicos.
Segurança como prioridade
As operações integradas reforçam o comprometimento da Polícia Militar com a prevenção à criminalidade, a ordem pública e o bem-estar da população. A atuação conjunta com outros órgãos fortalece o trabalho e amplia o alcance das ações.
Novas operações devem continuar sendo realizadas ao longo do mês, com o objetivo de intensificar a segurança em toda a região.















