Um homem de 42 anos foi resgatado em estado grave após se afogar na tarde deste domingo (5/10) em um trecho da praia de Balneário Piçarras sem serviço ativo de guarda-vidas. O caso ocorreu por volta das 16h29, na Avenida José Temístocles de Macedo, no Centro.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as guarnições foram acionadas para atender a vítima, que teria sido arrastada pela correnteza. Durante o deslocamento, os bombeiros solicitaram o apoio dos guarda-vidas do Posto 4 — o mais próximo do local.
Quando chegaram à praia, a vítima já havia sido retirada da água por populares. Os guarda-vidas identificaram o afogamento como de grau 6, com o homem em parada cardiorrespiratória. Imediatamente, iniciaram as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP).
A equipe deu continuidade ao atendimento, com apoio do SAMU, utilizando o desfibrilador externo automático (DEA), que aplicou um choque elétrico ainda na faixa de areia.
A guarnição auxiliou no atendimento e estabilização do paciente até a chegada da unidade básica do SAMU de Balneário Piçarras, que prosseguiu com o transporte. Durante o trajeto, foram administradas doses de adrenalina e realizados novos choques conforme indicação do desfibrilador.
No Pronto Atendimento de Balneário Piçarras, o homem foi recebido pela equipe médica de plantão. Em seguida, a unidade avançada do SAMU chegou para prestar apoio com o uso de um compressor torácico automático, permitindo o retorno dos sinais vitais e a estabilização do paciente, que foi posteriormente encaminhado ao hospital de referência em Itajaí.
A rápida ação das equipes de resgate foi essencial para o salvamento da vítima, que segue em acompanhamento médico.
Fonte: Corpo de Bombeiros