A edição desta terça-feira (6/8) do Jornal da Manhã recebeu, ao vivo, o neurologista do Hospital Imigrantes, Dr. Eduardo de Novaes Costa Bergamaschi. Em destaque, a campanha Agosto Laranja, destinada à conscientização sobre a esclerose múltipla.
A campanha
Desde 2014, o mês de agosto ganhou cor em prol da conscientização da doença autoimune que mais acomete jovens adultos em todo o mundo: a Esclerose Múltipla (EM).
O Agosto Laranja foi criado com o objetivo de ser um movimento coletivo para desmistificar essa condição crônica de doença e fomentar o diagnóstico precoce, mais qualidade de vida e acolhimento destes pacientes.
Em todo o país, cerca de 40 mil pessoas são acometidas pela doença, segundo o profissional.
O que é esclerose múltipla (EM) ?
A EM é a doença autoimune, do sistema nervoso central, que mais acomete jovens adultos no mundo inteiro, embora outras faixas etárias também possam ser afetadas, conforme explica Dr. Eduardo.
Não se sabe o que causa a EM, e ainda não há cura para ela, mas já existem diversos tratamentos eficazes para a doença, conforme o especialista.
Dentre seus principais sintomas estão: fadiga, problemas de visão (diplopia, neurite óptica, embaçamento), problemas motores (perda de força ou função; perda de equilíbrio), alterações sensoriais (formigamentos, sensação de queimação).
Ouça a entrevista: