O secretário municipal de Trânsito e Mobilidade de Brusque, Emerson Andrade, foi o convidado desta sexta-feira (31) do Jornal da Manhã. Durante a entrevista, analisou as recentes alterações viárias na região do bairro Maluche, comentou os ajustes realizados em outros pontos e destacou o plano municipal para a redução de óbitos no trânsito.
Ajustes na região do Maluche
Emerson explicou que a retirada da antiga rotatória da Apae e a abertura do novo trecho da Avenida Beira Rio, ligando o Guarani ao Rio Branco, fazem parte de um projeto mais amplo de mobilidade. Segundo ele, as mudanças foram pensadas para eliminar cruzamentos perigosos e tornar o fluxo mais contínuo.
— “No trânsito, não dá pra fazer muitos testes. É como teatro, é ao vivo. Nosso objetivo é eliminar conflitos e reduzir o risco de acidentes”, afirmou o secretário. Ele destacou que a Setram está monitorando o comportamento dos motoristas e que ajustes pontuais podem ser feitos conforme a adaptação da população. A instalação de novas placas e sinalizações temporárias fazem parte dessa fase de transição.
Opiniões dos ouvintes
Durante a entrevista, foi aberto espaço para a participação dos ouvintes que enviaram elogios, sugestões e críticas sobre as mudanças. Parte dos ouvintes elogiou o novo fluxo na região da Figueira, enquanto outros pediram o retorno do modelo antigo. Emerson reforçou que o diálogo com a comunidade é essencial e que todas as opiniões são levadas em consideração antes de consolidar qualquer alteração definitiva.
Obras na Figueira e Avenida Primeiro de Maio
O secretário também comentou sobre as modificações implantadas na rótula da Figueira e adiantou que a configuração atual deverá ser mantida mesmo após o término das obras da Avenida Primeiro de Maio. Segundo ele, o novo desenho viário tem garantido melhor fluidez e segurança, reduzindo o número de paradas e pontos de conflito.
Plano de redução de mortes no trânsito
Ao final da entrevista, Emerson Andrade abordou o plano municipal de segurança viária, que visa diminuir o número de mortes nas vias de Brusque. Somente em 2025, já foram registradas 15 vítimas fatais no município.
— “Não é razoável que Brusque perca tantas vidas no trânsito. Temos que agir de forma integrada. Esse é um compromisso técnico e humano”, destacou. O secretário explicou que o plano envolve ações de educação, engenharia e fiscalização, com apoio de diversos setores públicos e privados.
Com cerca de 130 mil veículos para uma população de 160 mil habitantes, Brusque enfrenta um dos maiores índices de motorização do país. “É um desafio cultural e estrutural, mas estamos trabalhando para transformar essa realidade com responsabilidade e planejamento”, concluiu Andrade.
 
												 
												 
												 
												 
															








 
								 
								 
								 
								 
								





