Na manhã desta terça-feira (16), alunos do 5º ano da Escola Quero Saber do bairro São Luiz, realizaram uma visita educativa à Estação de Tratamento de Água Central (ETA), do Samae de Brusque. Acompanhados pela professora de Ciências, Fernanda Gutierres, e pela coordenadora Cibele Rauen, os estudantes puderam conhecer de perto todo o processo de tratamento da água que abastece a cidade.
Durante a visita, o grupo foi recepcionado pelo operador da ETA, Ednilson José da Cruz, que conduziu uma explicação detalhada sobre cada etapa do tratamento, desde a captação da água até sua distribuição final para a população.
O aluno Ryan Cunha Gomes, de 10 anos, destacou a importância da experiência.
“Minha experiência foi muito única e muito legal. A floculação foi minha parte favorita, porque é muito legal ver as sujeiras se juntando. Agora eu entendo como a água chega limpinha nas nossas casas”, comentou entusiasmado.
Para a professora Fernanda Gutierres, a visita complementa os conteúdos abordados em sala de aula e amplia o aprendizado dos alunos. “Foi muito legal a experiência. É bom contextualizar sempre a nossa matéria. Nós estamos trabalhando a utilização da água pela humanidade e como ela chega limpinha nas nossas casas. Vivenciar esse processo com eles é muito interessante”, avaliou.
As visitas às unidades do Samae fazem parte das ações promovidas pela Comissão Gestora de Meio Ambiente (Cogemas), que busca conscientizar estudantes sobre a importância da preservação ambiental e do uso consciente da água.
“Os grupos interessados em realizar uma visita técnica, podem entrar em contato através do e-mail, eta@samaebru.com.br.”