Durante quatro dias a 71ª Pronegócio, realizada pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), foi palco de grandes negociações entre fabricantes catarinenses e lojistas de todo o Brasil. O evento, considerado a maior rodada de confecção do país, reuniu mais de 600 compradores, no Pavilhão da Fenarreco, que adquiriram produtos da coleção Alto Verão 2026.
Encerrada nesta sexta-feira, 15 de agosto, a rodada atingiu as metas da entidade e conectou fabricantes de Santa Catarina com compradores das mais variadas partes do país. O presidente da AmpeBr, Mauro Schoening, comemora o resultado positivo.

“Nossa diretoria está contente com a Rodada, atingimos as metas que estipulamos para esta edição. Nossa país tem um cenário econômico instável no momento, mas mesmo assim conseguimos ter uma ótima Pronegócio, com a presença de compradores de todo o Brasil dispostos a renovar seus estoques com a coleção de verão. E no primeiro dia já nos surpreendemos com 20% da meta alcançada”, afirmou.
Schoening ainda ressalta que mesmo com o encerramento da Pronegócio as vendas continuam. “No decorrer das próximas semanas os números de negócios devem aumentar, porque muitos compradores desenvolvem com os fabricantes produtos exclusivos, até setembro vamos ter um crescimento nos números finais”, frisou.

Boas compras
Vinda de Curvelo, no estado de Minas Gerais, a proprietária do Nanda Shopping, Fernanda Diniz Oliveira, está voltando a Pronegócio após um tempo sem participar. “Eu lembro de ter participado de uma das primeiras edições da Rodada, quando ainda era bem menor, e desde então vinha sempre até 2022. Retornei agora”, contou.
Fernanda, que compra moda infantil, compartilha que gostou muito da coleção apresentada nesta edição e encontrou todos os produtos que procurava. “As peças são sempre de ótima qualidade. Hoje já fechei vários pedidos, sempre acabo comprando mais do que o planejado. Com certeza já estou confirmada na Rodada de janeiro”, afirmou.
Assim como ela, a sócia proprietária das lojas Colorê Baby Kids e Atacadão Baby Kids, de Goiás, Cíntia Martins de Andrade, também aprovou a coleção de Alto Verão 2026 das confecções participantes da Pronegócio. Ela comenta que esta é a primeira vez que participa da Rodada e que conheceu o evento através do convite de diretores da AmpeBr. “Nos interessamos e resolvemos participar para conhecer e comprar a coleção de verão”.
Ela, que compra moda infantil, conta que gostou da Rodada e dos produtos apresentados. “Nosso foco era comprar peças mais no estilo de festa, pensando nas comemorações de final de ano, mas expandimos nossas compras. As peças estão muito bonitas”, afirmou.

Sucesso de vendas
Os fabricantes também saíram satisfeitos da Pronegócio. O proprietário da empresa brusquense Karamoella, Cledson Heil, conta que participa há 14 anos e a cada edição as procuras por suas peças aumentam. “Na época conhecemos a AmpeBr e a Pronegócio pelo jornal e conversando com alguns amigos que já participavam nos falaram que era uma boa oportunidade para prospecção de clientes e vendas. E a cada edição vamos melhorando e adaptando nossa coleção ao que o mercado busca. Além disso, a aceitação da nossa marca só cresce, sempre temos uma procura muito grande na Rodada, os compradores já ficam ansiosos para saber o que vamos apresentar na coleção”.
Ele conta que a empresa também participa do desfile. Segundo Heil é uma ótima vitrine para apresentar as peças a novos compradores. “Prospectar novos clientes não é fácil e o desfile é uma oportunidade para isto, pois os clientes vêem as peças nos modelos, têm uma visão mais ampla e acabam se encantando. É perceptível que após o evento há uma procura maior pela nossa empresa”, afirmou.

Participando desde a primeira edição, o proprietário da Dekinha Baby, Edson Schumacher, ressalta que a Pronegócio proporciona ampliar o leque de clientes, aperfeiçoar a coleção e compreender o que os clientes buscam.
“Não só durante a Rodada, mas também no pré e pós temos a oportunidade de aperfeiçoar nossas coleções, através de capacitações que a AmpeBr oferta. Assim, podemos trazer peças mais assertivas com o que os clientes buscam, além de também prospectar novos compradores”, comentou.
Ele fala que saiu satisfeito desta edição com vários pedidos fechados para os próximos meses. “Há um enorme fomento na economia com a Rodada, saímos daqui com vendas fechadas até o fim do ano e isso é fator importante, que atinge toda a cadeia produtiva, desde os nossos fornecedores de materiais até os nossos colaboradores”, concluiu.

73ª Pronegócio
Com o encerramento da 71ª Pronegócio a AmpeBr inicia os preparativos para a 73ª Pronegócio que apresentará a coleção de Inverno 2026. A rodada acontece de 13 a 16 de janeiro, no Pavilhão da Fenarreco, em Brusque (SC), exclusivamente para lojistas de todo o Brasil e para fabricantes de Santa Catarina. Mais informações: (47) 3351-3811 ou www.ampebrusque.com.br/pronegocio
