Janela Popup com Áudio

Ao Vivo

Publicidade

ANIVERSÁRIO: Sociedade Santos Dumont celebra 60 anos de fundação

Coube ao padre João da Cruz Stüepp o idealismo de um projeto que hoje orgulha a comunidade brusquense

Fonte: Imagens: Sidney Silva e Santos Dumont (Arquivo)

Publicidade

A Sociedade Beneficente e Recreativa Santos Dumont está em festa. O tradicional clube brusquense completa nesta terça-feira, 1º de Maio, seis décadas de fundação. A data não poderia ser mais simbólica, já que representa o trabalho conjunto de pessoas que se uniram através de um sonho.

Coube ao padre João da Cruz Stüepp o idealismo de um projeto que hoje orgulha a comunidade brusquense, em um tempo em que a união e força de vontade foram virtudes de famílias que abraçaram esse sonho.

Foi assim que em 1º de maio de 1964 foi fundada a Sociedade Beneficente e Recreativa Santos Dumont, que surgiu simples, com um galpão de madeira, contendo uma cancha de bocha e um aconchegante bar onde eram realizados jogos de carteado.

Conforme recorda o presidente do Santos Dumont, Pércio Alan Dalago, à época, diversas famílias se envolveram diretamente na transformação do local, trabalhando dia e noite para que o sonho de um espaço de lazer comunitário se concretizasse. Ele conta que as famílias buscavam um lugar para confraternização e o Santos Dumont logo se transformou a segunda casa de toda a comunidade.

Nos primeiros anos, mais um sonho foi realizado pouco depois: a inauguração do campo de futebol e vestiários. Um objetivo desde o início, concretizado quatro anos depois, em 1968. “A partir disso, o clube sempre foi envolvido em eventos e competições, até os dias atuais, pois o futebol sempre era um desejo de todos os fundadores”, comenta.

Novo marco

Pércio conta que, em 1997, o Santos Dumont viveu um novo marco. Passados 33 anos de sua fundação, em um novo 1º de Maio, o clube lançou a sua escola de futebol, concretizando um novo momento da sociedade. “O clube cresceu muito e vimos que também tínhamos a necessidade de atender as crianças da nossa comunidade”, afirma.

Hoje, mais de 300 atletas fazem parte da escola de futebol do Santos Dumont e representam o coração do clube. No início, o foco do projeto era o social, com o objetivo de formar bons cidadãos, mas, ao natural, a escola de futebol transformou-se também num verdadeiro celeiro de talentos e esperança daqueles que sonham em um dia serem atletas profissionais. “Atualmente, a nossa escola é referência, com conquistas de expressão em todas as categorias”, comemora Pércio.

O projeto idealizado em 1997 não apenas possibilitou a promoção do esporte para crianças e novos talentos, mas, além disso, fortaleceu ainda mais o vínculo entre pais, atletas e a comunidade. Muitos ex-alunos atualmente ainda jogam nas dependências do Santos Dumont, em dois campos sintéticos inaugurados recentemente, já como parte das comemorações dos 60 anos do clube. O estádio 1º de Maio também está sendo totalmente reformulado para dar ainda mais estrutura aos alunos da escola de futebol. 

“A escola de futebol aproximou ainda mais o clube da comunidade e de sua essência. Temos alunos que fizeram parte da escola de futebol e atualmente são professores, pais que participaram da escolinha e hoje trazem seus filhos. Mantemos o espírito de um clube da família, em que as pessoas criam vínculos e memórias”, celebra Pércio.

Para ele, o Santos Dumont, ao completar 60 anos, segue na vanguarda como um clube expoente de união, trabalho e amor para realização de sonhos. “As conquistas e o crescimento do Santos Dumont são fruto do vínculo especial, essência familiar e do amor dedicado ao clube, um elo que transcende gerações. Desde os diretores até os sócios, funcionários e todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para nossa jornada, expressamos nossa profunda gratidão. Hoje, ao celebrarmos 60 anos, honramos não apenas o passado, mas também a visão e o esforço de cada indivíduo que ajudou a moldar e fortalecer nossa instituição ao longo dos anos”, finaliza.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.