Neste sábado (28), o maior avião cargueiro em operação no mundo, o Antonov AN-124, voltou ao Brasil após quatro anos. A aeronave, operada pela empresa ucraniana Antonov Airlines, pousou no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, às 13h20, trazendo equipamentos especiais para a operação de uma indústria de óleo e gás localizada no estado fluminense.
Gigante dos céus
Com impressionantes 69 metros de comprimento — equivalentes ao lado menor de um campo de futebol — e 21 metros de altura, comparáveis a um prédio de seis andares, o Antonov AN-124 é uma verdadeira maravilha da engenharia. Este gigante partiu de Hong Kong, na China, na última quinta-feira (26), e fez uma escalada técnica em Mombaça, no Quênia, antes de seguir rumo ao Brasil.
Uma carga transportada, de grandes dimensões, não poderia ser acomodada em um avião convencional, tornando o AN-124 a escolha ideal para essa operação. O destino final da aeronave será Houston, nos Estados Unidos, de onde partirá após concluir o descarregamento no domingo (29).
Importância estratégica do Galeão
Leandro Lopes, gerente comercial do RIOgaleão Cargo, destacou a relevância do aeroporto carioca no cenário logístico:
“A chegada do Antonov ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro reforça o papel do RIOgaleão como motor da economia e hub estratégico no Brasil para operações logísticas de grande porte, além de validar a eficiência e a confiança de nossos clientes e parceiros para voos cada vez mais perguntas.”
O Galeão, que conta com a maior pista de pouso e decolagem do Brasil, com mais de 4 km de extensão, continua se destacando como um ponto vital para grandes operações logísticas no país.
Curiosidades sobre o Antonov AN-124
O Antonov AN-124, carinhosamente apelidado de “Toninho” pelos entusiastas da aviação no Brasil, é um gigante que impressiona pela sua capacidade e história:
- Origem e Construção: Desenvolvido na antiga União Soviética e fabricado pela Antonov Design Bureau, na Ucrânia, o AN-124 foi lançado em 1982. Até 1988, ele era o maior avião do mundo, quando foi superado pelo Mryia, também da Antonov. O Mryia, no entanto, foi destruído em 2022 durante um conflito armado.
- Dimensões e Capacidade: Além de seus 69 metros de comprimento, o Antonov possui uma envergadura de 73 metros e 24 rodas para suportar sua carga massiva. A aeronave é capaz de transportar até 150 toneladas, equivalente ao peso de 10 ônibus. Seu recorde de carga foi registrado em 1993, quando transportou 135 toneladas de um gerador da Siemens da Alemanha para a Índia.
- Versatilidade: Originalmente projetado para transportar tanques, tropas e equipamentos militares, hoje o Antonov é amplamente utilizado no transporte de cargas pesadas para a indústria, como maquinário de mineração e outros produtos de grande porte.