Publicidade

Apae de Brusque apresenta programa profissional para instituições da região

Nos últimos cinco anos, mais de 40 jovens já foram inseridos no mundo do trabalho pelo projeto

Fonte: Bárbara Sales/Ideia Comunicação

Publicidade

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque reuniu nesta quarta-feira, 2 de abril, representantes de Apaes da região e outras instituições para apresentar o Programa de Educação Profissional (PROEP).

O encontro teve como objetivo divulgar a metodologia de trabalho da entidade, que é considerada referência no estado, e ampliar a captação de novos usuários para o programa, que visa preparar e encaminhar adolescentes a partir de 14 anos com deficiência intelectual ou autismo ao mundo do trabalho.
Nos últimos cinco anos, o programa desenvolvido na Apae de Brusque, que é a primeira formada em Santa Catarina e a segunda constituída no Brasil, conseguiu incluir mais de 40 usuários no mercado de trabalho. “Tivemos uma alteração na metodologia da proposta e alcançamos 47 inserções. Seguimos as diretrizes da Fundação Catarinense de Educação Especial, mas nos últimos anos adotamos estratégias próprias, como o uso do Currículo Funcional Natural, que trabalha metas individuais e aproxima os alunos da realidade do mercado de trabalho”, explica Juliano da Silva Ferreira França, assistente social da Apae de Brusque.

O PROEP é formado por uma equipe multiprofissional composta por assistente social, pedagoga, orientadora pedagógica e psicóloga. As atividades desenvolvidas no programa buscam incentivar a autonomia e a independência dos usuários, facilitando sua adaptação ao ambiente profissional. “Quanto mais autonomia e independência eles tiverem, maior será a chance de
inclusão efetiva dentro das empresas”, destaca Juliano.

Referência em Santa Catarina
O Programa de Educação Profissional existe na Apae de Brusque há muitos anos, entretanto, para chegar ao patamar de hoje, como referência em Santa Catarina, foi preciso superar desafios, incluindo, muitas vezes, a resistência das famílias.

“Fizemos um trabalho intenso de conscientização e estruturação da equipe, estabelecemos metas e implementamos atividades funcionais. Hoje, vemos o quanto os alunos evoluíram e isso nos orgulha muito”, ressalta a professora Joice Vilma Borinelli Diegoli.

Atualmente, a turma do PROEP da Apae de Brusque conta com 12 usuários. Só neste ano, quatro educandos foram inseridos no mercado de trabalho. Quando um jovem começa a trabalhar em uma empresa, passa a frequentar o programa uma vez por semana para acompanhamento e orientação.
“É muito importante que as pessoas conheçam o PROEP para que novos jovens possam ter a oportunidade de participar, se inserir no mundo do trabalho e conquistar sua autonomia”.

Manoel Vitor da Silva, 20 anos, é um dos beneficiados pelo PROEP da Apae de Brusque. Há três anos ele trabalha na Sancris e comemora as mudanças em sua vida. “Antes eu tinha muita vergonha, nem pensava em conversar com as pessoas. Hoje, consigo socializar mais e me sinto incluído. Além do salário, que melhorou muito minha vida, me tornei mais independente e já administro meu próprio dinheiro”.

O presidente da Apae de Brusque, Renato Roda, ressalta a importância do evento, realizado justamente no Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. “É um dia muito especial para a nossa instituição. Ter o auditório lotado para conhecer o PROEP nos enche de orgulho. Já conseguimos incluir quase 50 usuários no mercado de trabalho e essa é uma vitória que merece ser comemorada. Nos 70 anos da Apae de Brusque, reafirmamos nosso compromisso com a inclusão e mostramos à sociedade a capacidade dos nossos usuários”.

Como se inscrever
Os interessados em participar ou conhecer mais sobre o PROEP podem entrar em contato com a Apae de Brusque através do telefone (47) 3351-2482 ou pelo Whatsapp (47) 98427-0599.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.