Na tarde de quinta-feira, 28 de agosto, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque promoveu a 5ª edição da Mostra de Trabalhos, que apresentou à comunidade os projetos e atividades desenvolvidos ao longo do ano com cerca de mais de 300 usuários atendidos pela instituição. O evento integrou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência e contou com a presença de escolas da rede municipal e estadual de Brusque e também de cidades vizinhas.
Segundo uma das orientadoras pedagógicas da Apae, Sandra Sapelli de Almeida Waldrigues, a mostra é uma oportunidade de abrir as portas da instituição e mostrar, de forma prática, o que é realizado diariamente.
“As turmas colocaram em exposição fotos, trabalhos e atividades para que os visitantes possam interagir e vivenciar um pouco do que acontece aqui. É o momento de mostrar tudo que é desenvolvido nos diversos serviços que a instituição oferece. Tudo é feito com muito amor e criatividade”, destacou.
Além de fotos, cartazes e atividades manuais, os visitantes puderam interagir em experiências práticas preparadas pelos professores. A professora Adriana Ludvig Heckert, responsável por duas turmas, apresentou trabalhos voltados ao sensorial e às atividades de vida diária, e também o projeto “Colecionando momentos para além dos muros”, que favorece as relações pessoais. “Em nossa mostra também trouxemos fotos de passeios e atividades fora da instituição, como idas ao cinema, cafeteria, mercados, praças e parque. Eles ficam muito felizes ao conquistar atividades que para nós parecem corriqueiras, e isso enriquece muito o nosso dia a dia”, relatou.
No Serviço de Vivências Laborais (SVL), que atende jovens e adultos entre 18 e 39 anos, a professora Thays Batista Vieira apresentou trabalhos com foco no desenvolvimento pessoal e social. Entre os destaques estavam as bonecas de pano confeccionadas pelos usuários.
“As bonecas levaram seis meses para ficarem prontas, o que envolveu paciência, resiliência e amor. Muitos usuários produziram para presentear outras pessoas, mostrando o quanto são capazes de construir algo do zero. É importante que a comunidade veja tudo isso, porque muitas vezes não se tem ideia da riqueza do que acontece aqui dentro”, explicou.
Integração
A Mostra também foi espaço de integração com estudantes da rede regular. A professora Joelma da Silva, da Escola de Educação Básica João Hassmann, levou a turma do 9º ano para conhecer a exposição.
“Temos um aluno que participa do Proep na Apae e quisemos proporcionar à turma a oportunidade de conhecer o local onde ele também estuda. É muito significativo, porque os alunos aprendem a se colocar no lugar do outro e percebem as habilidades e talentos que aqui se desenvolvem. Eles sempre voltam com experiências incríveis”, contou.
Neste ano, a Mostra ganhou um significado ainda mais especial, já que a Apae de Brusque celebra seus 70 anos de história. “Estamos todos animados com essa data e queremos que a comunidade participe. A mostra é um reflexo do trabalho diário realizado com dedicação, criatividade e, acima de tudo, muito amor”, concluiu Sandra.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Ideia Comunicação