A tarde de 29 de outubro foi repleta de cultura na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque. A entidade recebeu o Festival Regional Nossa Arte, que reuniu as 11 Apaes da região do Médio Vale do Itajaí, com apresentações de dança, teatro, desenhos, esculturas e artesanato. Os trabalhos foram julgados por um corpo de jurados e os vencedores irão para a etapa estadual do festival.
“Hoje recebemos mais uma edição regional do Festival, onde tivemos a presença de artistas das 11 Apaes do Médio Vale. É muito gratificante, pois entendemos que todos que se empenham para fazer este evento acontecer abraçam a nossa causa, de que a arte transforma. Então, temos mais de 20 apresentações com a participação de mais de 200 educandos que estão sendo avaliados por um corpo de jurados profissionais, de cada área. Os mais bem avaliados irão participar da etapa estadual do Nossa Arte. Além disso, temos a exposição de artesanatos de familiares dos educandos e trabalhos de arte visual como esculturas e desenhos”, explicou o coordenador regional do Núcleo Artístico das Apaes do Médio Vale, e arte educador da Apae de Brusque, Evailson Inomata, o Vavá.
Arte que transforma
Segundo Inomata, a Apae de Brusque realizou quatro apresentações na oportunidade. “Nós estamos com teatro, música, dança e dança folclórica. Ainda temos, dentro das artes visuais, duas obras que foram escolhidas para participarem da etapa estadual do festival. Uma delas foi uma pintura e a outra uma escultura”, afirmou.
Para o presidente da Apae de Brusque, Renato Roda, é uma honra receber as demais Apaes da regional para o Festival. “É uma alegria enorme sediar o Festival Nossa Arte aqui na Apae de Brusque. É contagiante ver a empolgação e felicidade dos educandos com apresentações que nos surpreendem. Parabenizo também o Vavá, que realizou um trabalho maravilhoso com os nossos usuários que subiram ao palco”, frisou.
Da mesma forma fala a diretora administrativa, Rosecler Ceratti Foletto. Para ela é uma honra sediar o evento. “É um privilégio reunir todos esses amigos e profissionais para um evento tão rico e que nos mostra que a arte aproxima e transforma a todos. É lindo ver a alegria e a dedicação de cada um ao subir no palco. Acredito que é um dia que vai ficar marcado na nossa coleção de memórias”, finalizou.
Saiba mais
Fundada em 14 de setembro de 1955, a Apae de Brusque é a primeira Apae formada em Santa Catarina e a segunda constituída no Brasil. Seu início foi marcado após o nascimento de Pierre Moritz, filho dos saudosos Ruth e Carlos Moritz, que frequentou a entidade até 2022. Atualmente, 324 usuários recebem atendimento.
Ao longo da trajetória da Apae, pais e amigos se juntaram à caminhada e contribuem de forma permanente, visando o fortalecimento da instituição e a qualidade dos serviços prestados. A Apae Brusque oferece atendimento gratuito em todas as suas frentes de atuação.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Ideia Comunicação















