O corpo da menina de 9 anos que estava desaparecida desde o dia 1º de janeiro foi localizado neste domingo (11), no Rio Chapecozinho, na área rural de Xanxerê, Oeste de Santa Catarina. A criança havia caído no rio junto com a mãe, Patrícia Sechini, de 33 anos. O corpo da mulher foi localizado no dia 3 de janeiro, cerca de 10 quilômetros do ponto inicial das buscas.
Desde o desaparecimento, o pai da criança, Edilberto de Lima, acompanhava os trabalhos com expectativa e angústia às margens do rio. As buscas se estenderam por 11 dias, envolvendo equipes do Corpo de Bombeiros Militar e estratégias específicas devido à complexidade do local.
Terreno difícil e estratégia detalhada
Na manhã de domingo, as equipes retomaram as buscas com o nível da água mais baixo, o que permitiu o uso de embarcação para acessar áreas críticas do rio. O planejamento técnico priorizou locais de remanso — pontos onde a água corre mais devagar — e regiões com acúmulo de galhos, além da percepção de odores no ambiente.
O trajeto a ser percorrido envolvia cerca de nove quilômetros com vários obstáculos naturais, como quedas d’água e margens íngremes. Por volta das 14h40, em um remanso antes da última queda d’água, próximo à Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Salto Voltão, os socorristas identificaram forte odor e intensificaram as buscas naquela área.
Corpo foi retirado após operação de 12 horas
O corpo da criança foi localizado nas margens do rio, a cerca de 5,5 quilômetros do ponto de partida das buscas. O local apresentava difícil acesso, com terreno íngreme. Diante disso, foi necessário acionar reforço de efetivo e utilizar técnicas de resgate com sistemas de redução de força em ribanceira.
A operação de retirada teve início às 17h e só foi concluída às 18h40. No total, o trabalho das equipes neste domingo somou mais de 12 horas ininterruptas de atuação.
A ocorrência foi coordenada pela aspirante bombeiro militar Andressa Ribeiro Pompas, comandante de área da 3ª Região de Bombeiros Militar, responsável pelo trabalho intenso e minucioso realizado na região.
















