Publicidade

Árbitro aciona protocolo contra racismo em Santa Catarina x Barra pelo Catarinense

Confusão incluiu arremesso de objetos, insultos e necessidade de intervenção da Polícia Militar

Fonte: Reprodução/Sportynet Youtube

Publicidade

O duelo entre Santa Catarina e Barra, válido pelas quartas de final do Campeonato Catarinense 2026, foi interrompido aos 56 minutos do segundo tempo por conta da denúncia de injúria racial. A partida foi realizada na noite deste sábado (7), no estádio Alfredo João Krieck, em Rio do Sul, e ficou marcada por tumulto dentro e fora das quatro linhas.

O árbitro Gustavo Ervino Bauermann paralisou o jogo após o jogador Cleone Santos Silva, camisa 17 do Barra, relatar ter sido chamado de “macaco” por um torcedor não identificado do Santa Catarina. O juiz utilizou o gesto de “X” com os braços sobre a cabeça, protocolo oficial de combate ao racismo no futebol brasileiro, e paralisou a partida por cerca de 4 minutos.

Relatos graves na súmula da arbitragem

A súmula do jogo, divulgada após a partida, relatou uma série de incidentes graves, incluindo:

  • Arremesso de garrafas plásticas contra o banco do Barra e a equipe de arbitragem;
  • Agressão ao árbitro, atingido no ombro por uma garrafa após o jogo;
  • Tentativa de invasão ao vestiário por parte de pessoas com camisa do Santa Catarina, resultando em vidros quebrados e a necessidade de intervenção da Polícia Militar;
  • Insultos verbais dirigidos ao árbitro por um membro da comissão técnica do Santa Catarina, que o chamou de “safado”, “ladrão”, “FDP” e “vagabundo”.

Até o fechamento desta matéria, não havia informação se foi realizado boletim de ocorrência sobre o caso de racismo. A identidade do torcedor responsável também não foi confirmada.

Dentro de campo, classificação do Barra

Apesar da confusão, o Barra garantiu vaga na semifinal do Campeonato Catarinense com vitória por 1 a 0, gol marcado por Warley, aos 41 minutos do segundo tempo.

Essa foi a primeira derrota do Santa Catarina em casa na história da equipe. O time do Vale do Itajaí se despede do torneio, enquanto o Barra aguarda o vencedor de Avaí x Camboriú, que se enfrentam neste domingo, na Ressacada.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.