O material retirado das ruas durante as obras do Programa Asfaltaço também volta para as vias de Brusque. Nesta terça-feira (29), a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos opera o ciclo de reaproveitamento do asfalto fresado, desde a remoção da camada desgastada até sua utilização como base em ruas que ainda não foram pavimentadas.
O processo começa na rua São Pedro, onde a fresadora remove a camada desgastada do pavimento. O equipamento trabalha com o apoio de três caminhões traçados, que transportam o material resultante da fresagem.
Na sequência, uma pá-carregadeira é utilizada exclusivamente no carregamento do material fresado. Uma patrola motoniveladora, com apoio de rolo compactador e dois caminhões traçados, também atua na preparação do material para o transporte e a reutilização.
Depois de retirado das vias pavimentadas, o asfalto fresado é encaminhado para ruas que ainda não receberam pavimentação. Nessas localidades, o material é espalhado, recebe o areiamento e o patrolamento e, posteriormente, é compactado com rolo.
O processo forma uma base mais firme e uniforme, preparando a via para as etapas seguintes de pavimentação.
Na semana passada, o material fresado retirado durante as ações do Programa Asfaltaço foi utilizado nas vias da Serra do Moura e da rua Augusto Lemos. Este é o mesmo sistema de reaproveitamento que foi realizado nesta terça-feira.
O reaproveitamento permite que um material retirado durante a recuperação de uma via seja utilizado na preparação de outra. Com isso, a Secretaria reduz a necessidade de aquisição de novos insumos e o volume de material que precisaria ser transportado e descartado.
O processo também contribui para agilizar os trabalhos de preparação das ruas ainda não pavimentadas, mantendo o material dentro do próprio ciclo de recuperação da infraestrutura viária do município.
















