Publicidade

Astrônomo explica início da Primavera e fala de curiosidades da nova estação

Leia o artigo publicado por Silvino de Souza

Fonte: Marcello Casal Jr / Agência Brasil (Arquivo)

Publicidade

O astrônomo Silvino de Souza divulgou um artigo no qual explica o início da Primavera. Além disso, destaca algumas curiosidades da nova estação e como ela poderá ser percebida na região.

Boa leitura!

CHEGA A PRIMAVERA

Saudada desde os albores da civilização, a mais bela das quatros estações do ano está novamente entre nós. Nos campos, nos bosques, nas cidades, a natureza revela todo o seu esplendor.

Neste domingo, dia 22, a partir das 09:24, horário de Brasília, terá início as duas estações na terra: no hemisfério sul onde está localizado o Brasil começará a Primavera; no hemisfério norte, por sua vez, começará o outono.

A partir deste momento, o Sol passará a iluminar mais o hemisfério sul: África, Austrália e quase toda a América do sul. O que significa que a partir de agora os dias serão mais quentes e longos, e as noites mais curtas.

No hemisfério norte, onde se localizam a Europa, Canadá e Estados Unidos, dentre outras regiões, vai acontecer o contrário, onde os dias irão ficar mais curtos e frios.

Neste domingo, o Sol na constelação zodiacal de Virgem vai atravessar o Equador celeste em direção ao sul (o equador celeste é uma projeção do equador da Terra). É, portanto, curioso saber que exatamente neste domingo poderemos saber onde localizar o leste e o Oeste, sem auxílio de bússolas.

Somente por ocasião da primavera e do outono, o Sol nasce rigorosamente a leste e se põe no Oeste. As estações que ocorrem aproximadamente a cada três meses são resultado da inclinação do eixo de rotação da terra combinado com o seu movimento de translação em redor do sol que é de 23º 27‘(vinte e três graus e vinte e sete minutos).

As estações do ano dependem, pois, do ângulo de incidências dos raios do sol nas mais diversas regiões do nosso planeta. Caso não houvesse esta inclinação não ocorreriam as estações do ano. O clima seria igual para todo o globo, mais quente no equador e descendo em direção aos pólos. É na Primavera e no Outono que ocorrem os Equinócios.

Nesta posição, toda a Terra é iluminada por igual, tanto o dia quanto a noite dura 12 horas. A Primavera (do latim, prima verna) ou primeiro verão, é a primeira das quatros estações do ano.

Em nossa região, a passagem do Sol pelo meridiano se dará às 11:59. Para o homem moderno, a mudança das estações é apenas curiosidade, envolvendo mais aspectos econômicos.

Para os povos antigos, contudo, assumia um significado todo especial. Templos gloriosos eram erguidos para os rituais das mudanças das estações. Todos evoluíram a partir de uma vara espetada no chão para indicar com a sombra, os instantes que abrem as estações. Isto permitiu aos povos antigos perceberem que o sol nasce a leste e se põe no oeste. 

Equinócio ( do latin aequus  ” ïgual” e nox, “noite”). Do ponto de vista meteorológico, mesmo estando na primavera ainda poderá ocorrer quedas de temperatura causadas por frentes frias que virão do polo sul.

 A primavera vai durar até às 7:20 do dia 21 de dezembro quando entraremos na estação do verão.

SILVINO DE SOUZA

Astrônomo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.