Publicidade

Atletismo da OLESC 2025 tem grandes destaques e marcas expressivas em Timbó

Joinville, Itajaí e Chapecó dominam o primeiro dia de competições na pista Padre Martinho Stein

Fonte: Wilson Schmidt Junior

Publicidade

O primeiro dia das provas de atletismo da Olimpíada Estudantil Catarinense (OLESC) 2025, realizado em Timbó, mostrou todo o talento e a força da nova geração do esporte catarinense. Os jovens atletas de dezenas de municípios disputam cada centímetro e cada segundo na pista Padre Martinho Stein, com marcas expressivas e pódios bastante equilibrados.

Nas provas femininas, muita emoção nas pintas. Nos 3000 metros rasos, o ouro ficou com Yasmin Nogueira Ferreira, de São José, que cruzou a linha de chegada em 10min49s10, abrindo boa vantagem sobre Jennifer Sara Bassani, de Concórdia, que terminou em segundo lugar, e Júlia Christina Varela, de Blumenau, que completou o pódio.

No lançamento do martelo (3kg), o domínio foi de Joinville. Núbia de Oliveira dos Santos garantiu o primeiro lugar com um arremesso de 52,01 metros, seguida pela companheira de equipe Maria Vitória Serapião Vitalino, com 45,72m, e por Maitê Amanda Protzky dos Santos, de Pomerode, que ficou com o bronze.

O salto em altura teve como campeã Jhulya da Silva Rocha, de Braço do Norte, que superou a marca de 1,59 metro. Ela foi seguida por Camilly Carneiro, de Pomerode, com 1,56m, e Maria Helena Teichmann, de Timbó, que saltou 1,53m.

Nas provas de velocidade, Rafaella Soares Dognini, de Itajaí, brilhou nos 100 metros rasos, com o tempo de 12s50, vencendo em uma disputa acirradíssima com Lavinea Fuckner Brunello, de São Bento do Sul O terceiro lugar ficou com Antonela Lucas Dal Magro, de Chapecó.

Nos 400 metros rasos, Gabriela Leite do Rosário, de Joinville, garantiu o título com o tempo de 59s79, superando por pouco Sofia Stiegler, de São Bento do Sul 59s91, e Stefani de Souza Ramos, de Tubarão, 1min00s60.

O lançamento do disco (1kg) teve como destaque Mikaela Michelichen Hardt, de Pomerode, que conquistou o ouro com um arremesso de 38,22 metros. A prata ficou com Yasmim Eckhardt, de Braço do Norte, e o bronze com Tayná Miguel Rodrigues, de Criciúma.

Na 2ª etapa a primeira prova foi de 100 metros com barreiras, Maria Lúcia Leite Costa, representando Tubarão, conquistou a medalha de ouro 15,81 segundos e a prata ficou com Camilly Carneiro, de Pomerode com 17,14 segundos, enquanto Sara Fernandes, de Braço do Norte, garantiu o bronze com 17,17 segundos.

O lançamento do disco de 1 kg também teve brilho pomerodense com Mikaela Michelichen Hardt, campeã com 38,22 metros de Pomeroda, superando Yasmim Eckhardt (Braço do Norte) e Tayna Miguel Rodrigues (Criciúma).

Já Fernanda Fagundes Moisés, representando Jaraguá do Sul, conquistou o ouro no Salto com Vara feminino ao superar a marca de 2,42 metros. A disputa pelo pódio foi acirrada: Thaeny Natielly Cordeiros, de Braço do Norte, e Julya Gabrielli Detz, de Jaraguá do Sul, alcançaram 2,22 metros, ficando, respectivamente, com a prata e o bronze.

Na prova de 2.000 metros marcha atlética feminino, Eloá Petrobelli, de Joinville, completou o percurso em 10min06s8 garantindo o ouro. Larissa Peruzzo, de Chapecó, conquistou a prata com enquanto Kamylla Ester de Brito, de Timbó, ficou com o bronze.

Salto em Altura Feminino do Heptatlo destaca Camilly Carneiro de Pomerode, com a marca de 1,47 m , seguida de Maria Lúcia Leite Costa, de Tubarão, 1,41 m e a terceira colocação ficou com Bennoucheka Mathelus, de Itajaí, que saltou 1,32 m.

A final do 100 metros com barreiras feminino Maria Clara Branco Corrêa, de São José, conquistar a medalha de ouro com o tempo de 15,32 segundos e Ana Julia Pacher, de São Bento do Sul, completou a prova em 15,80.795 segundos, garantindo a segunda posição, enquanto Mel Dorigatti Raduenz, de Rio do Sul, ficou apenas dois milésimos atrás, com 15,80.797 segundos, e conquistou a medalha de bronze.

No arremesso de peso – 3kg feminino do heptatlo, Camilly Carneiro, de Pomerode, voltou a brilhar, alcançando 9,44 metros e Maria Lúcia Leite Costa, de Tubarão, conquistou a segunda colocação com 9,16 metros, Maytê Mikaela Maçaneiro, também de Pomerode, completou o pódio 8,95 metros.

A disputa dos 200 metros rasos feminino do heptatlo trouxe muita emoção, com Maria Lúcia Leite Costa, de Tubarão, cruzando a linha de chegada em 26,15 segundos. Em segundo lugar, Sara Fernandes Venancio, de Braço do Norte, completou a prova em 28,56 segundos. O pódio parcial foi fechado por Camilly Carneiro, de Pomerode, que terminou em 29,07 segundos.

Na pontuação geral do atletismo feminino, Joinville aparece em primeiro lugar com 60 pontos, seguido de Braço do Norte (40) e Pomerode (39) na terceira colocação.

Provas Masculinas

Nas provas masculinas houve muita disputa nas provas. Nos 100 metros rasos do decatlo, Paulo Henrique Krul, de Itajaí, se destacou com a marca de 11s57, seguido de Ezequiel Matheus L. Bernardes, de Brusque, e Abner da Silva Correa, de Itajaí. No salto em distância, Krul repetiu a performance, vencendo com 6,60 metros, enquanto Abner ficou em segundo com 6,27 metros. Pedro Gregório Leite Costa, de Tubarão, completou o pódio.

A 1ª etapa também contou com o lançamento de martelo e peso, com Adriyan Afonso Cavalheiro, de Jaraguá do Sul, vencendo o martelo (50,82 m), e Paulo Henrique Krul se destacando novamente no arremesso de peso (15,93 m). Nos 400 metros rasos, Lucas de Almeida Rosa, de Joinville, conquistou o ouro com 48s99.

Na 2ª etapa, o decatlo continuou a mostrar o talento dos atletas. Paulo Henrique Krul manteve a liderança no salto em altura, com 1,91 m, e no 400 metros rasos, com 52s78, mostrando sua versatilidade e consistência. Pedro Gregório Leite Costa, de Tubarão, e Ezequiel Bernardes, de Brusque, completaram o pódio em diversas provas.

No salto em distância final por tempo, Pietro Bagnara Radeski, de Chapecó, brilhou com 6,93 m, seguido por Lorenzo Alberti Grando, de Concórdia, e Desmond Boateng Antwi, de Criciúma. Nos 110 metros com barreiras, Lucas Ramão Morais, de Concórdia, venceu com 14s69, enquanto Sebastião Vyctor de Mello, de Joinville, e Gustavo Henrique Batista, de Jaraguá do Sul, completaram o pódio.

No lançamento de dardo, Pedro Henrique Faustini da Silva, de Nova Veneza, impressionou com 70,29 m, superando o segundo colocado, Vitchenzo Vicente Zoboli, de Timbó, que lançou 56,61m, seguido de Lucas Renan Caramori de Guarujá do Sul com 56,19,

No Decatlo Masculino, a prova de 400 metros rasos Paulo Henrique Krul, de Itajaí, se destacou com desempenho sólido, cruzando a linha de chegada em 52,78 segundos e garantindo o primeiro lugar. Na sequência, Pedro Gregorio Leite Costa, de Tubarão, manteve uma boa performance e terminou em 54,51 segundos, conquistando a medalha de prata. Ezequiel Matheus L. Bernardes, representando Brusque, completou a prova em 56,25 segundos, ficando com a medalha de bronze.

Na pontuação geral do atletismo masculino, Joinville aparece em primeiro lugar com 51 pontos, seguido de Jaraguá do Sul com os mesmos 51 pontos e Chapecó com 32 pontos na terceira colocação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.