Publicidade

Atualização do cadastro eleitoral pode ser feita online e a qualquer momento

Serviço pode ser feito pela internet ou nos Cartórios Eleitorais de SC

Fonte: Ilustrativa

Publicidade

A partir da emissão do primeiro título eleitoral, você adquire um cadastro junto à Justiça Eleitoral, com suas informações pessoais, além de informações específicas sobre seu local de votação. Ao longo dos anos, esse documento pode ficar desatualizado, caso você mude de nome, mude de endereço, cidade ou estado. Desta forma, a atualização do cadastro eleitoral é fundamental para garantir o direito ao voto no dia da eleição. 

Para atualizar seu cadastro e as informações presentes em seu título eleitoral sem sair de casa, basta acessar o Autoatendimento Eleitoral, disponível no portal do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), integrado ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesse caso, é preciso ter feito a coleta dos dados biométricos no passado e não há restrição de horário para solicitar a atualização.

Ainda, é possível fazer um atendimento presencial em qualquer um dos Cartórios Eleitorais de Santa Catarina. Nessa opção, é preciso seguir o horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais (13h às 19h).

Fechamento do cadastro eleitoral 

A atualização de dados cadastrais na Justiça Eleitoral é um serviço que ocorre de forma ininterrupta. Só há uma exceção: o fechamento do cadastro eleitoral. De acordo com a Lei das Eleições – nº 9.504/1997, no período de 150 dias antes de uma eleição, fica suspenso o recebimento de alistamento eleitoral, transferência e revisão eleitoral em todos os Cartórios Eleitorais e no Autoatendimento Eleitoral. 

Desta forma, para votar nas próximas eleições, a pessoa deverá procurar atendimento presencial ou online até o dia 6 de maio de 2026. Depois disso, o atendimento será retomado apenas após as eleições, em novembro. Essa medida é utilizada para que a Justiça Eleitoral organize as eleições. 

Segundo Carlos Valério Gerber Wietzikoski, coordenador de Gestão do Cadastro Eleitoral do TRE-SC, esse fechamento é fundamental para o processo eleitoral. E ainda, incentiva que qualquer atualização cadastral seja feita com antecedência: “É muito importante a pessoa já garantir seu atendimento e estar em dia com seus dados pessoais, pois o título de eleitor serve tanto para votar quanto permitir acesso a outros serviços digitais, como o nível ouro da plataforma do gov.br, utilizada pelo INSS e Receita Federal, por exemplo”. 

Todas as suas informações cadastrais podem ser consultadas pelo Autoatendimento Eleitoral, pelo aplicativo e-Título (Android ou iOS) ou pelo 0800 647 3888.

SC é destino de maior migração no Brasil

Entre 2017 e 2022, Santa Catarina teve uma taxa líquida de migração de 4,66%, conforme dados do Censo 2022, divulgados pelo IBGE em 2025. Ao todo, 503.580 pessoas migraram para o estado, vindos de outras localidades do Brasil. Paralelamente, no mesmo período, 149.230 pessoas saíram de SC para morar em outras unidades federativas. 

Com isso, Santa Catarina detém um saldo positivo de 354,3 mil novos moradores a partir de migração no próprio país. Dentre os parâmetros de data fixa, utilizado nos Censos Demográficos a partir de 1991, esta é a primeira vez que um estado supera São Paulo no saldo positivo de migração. 

Esse cenário também tem implicações na Justiça Eleitoral catarinense para as Eleições Gerais de 2026, já que esses novos moradores podem fazer a transferência do domicílio eleitoral para a cidade que migrou. “Quem se mudou para Santa Catarina já pode solicitar a transferência de seu título eleitoral, desde que possua, no mínimo, três meses de vínculo com o município. E, por conta desse elevado crescimento de novos moradores, é esperado um grande volume de atendimentos, especialmente quando o prazo se encerrar em maio de 2026”, explica Carlos Gerber. 

O coordenador de Gestão do Cadastro Eleitoral do TRE-SC também destaca que, em 2026, o eleitorado catarinense escolherá representantes para seis cargos: deputado estadual, deputado federal, senador (1ª vaga), senador (2ª vaga), governador e presidente da república. Assim, para garantir o direito ao voto e a representação no Executivo e Legislativo, Carlos Gerber incentiva a atualização cadastral com antecedência: “Hoje, há vagas e horários disponíveis nos Cartórios Eleitorais, diferente de quando nos aproximamos do encerramento do prazo. Ocasião em que há filas e ausências de vagas de atendimento”. 

Fonte: Assessoria de Imprensa – TRE/SC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.