Na última semana, durante quatro noites consecutivas, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos realizou uma ampla operação tapa-buraco na Avenida Dom Joaquim, no bairro Dom Joaquim. A ação contemplou diversos trechos da via, entre o Otto Atacarejo e as proximidades do Chico Motos, com a aplicação média de 2.850 metros de extensão de massa asfáltica fina (selatrinca).
Ao todo, foram utilizadas 340 toneladas de asfalto, distribuídas em 17 cargas. O material aplicado, conhecido como selatrinca, tem como objetivo corrigir imperfeições e buracos no pavimento, melhorando as condições de tráfego e aumentando a durabilidade da via.
Para a execução dos serviços, a Secretaria de Obras mobilizou 25 servidores e uma ampla estrutura de maquinário, incluindo vibroacabadora, rolo compactador, rolo compressor, caminhão espargidor, quatro caminhões truck, uma retroescavadeira e uma mini carregadeira.
Além do trabalho noturno na Avenida Dom Joaquim, as equipes também atuaram durante o dia em outras regiões da cidade. Na da tarde de quarta-feira (16), por exemplo, os serviços foram realizados na Avenida Martin Luther, no bairro Centro I, com a utilização da técnica de fresagem, um processo mecânico que remove a camada superficial do pavimento asfáltico danificado, preparando o local para receber novo revestimento. E na manhã desta sexta-feira (17), a Avenida Martin Luther já se encontrava pronta, com o novo asfalto aplicado.
A operação tapa-buraco seguirá ao longo desta semana, com o compromisso de atender todos os bairros do município. “O nosso trabalho é contínuo e planejado para atender todas as regiões da cidade”, afirmou o secretário de Obras, Ivan Bruns Filho.
“As ações de recuperação asfáltica, como essa na Avenida Dom Joaquim, são fundamentais para garantir mais segurança e fluidez no trânsito. Estamos intensificando o tapa-buraco, tanto no período noturno, quanto diurno, sempre com o compromisso de oferecer ruas em boas condições e melhorar a mobilidade urbana para toda a população”, complementou o secretário.