Publicidade

Balanço mostra avanço da Construção Civil em Brusque

Presidente do SIMTRICOMB, Izaias Otaviano, participou, ao vivo, do Jornal da Manhã

Fonte: Rafael Imhof

Publicidade

O Jornal da Manhã desta quarta-feira (19/2) recebeu, ao vivo, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (SINTRICOMB), Izaias Otaviano. Na construção civil, destaque para o balanço das obras em andamento em Brusque.

O dirigente, que também coordena o Fórum Sindical, ainda falou sobre a primeira reunião da entidade que solicita reunião com o prefeito André Vechi. O objetivo, segundo Izaias, é dialogar sobre vagas em creches e cotas de exames para trabalhadores.

Ouça a entrevista:

Balanço

Conforme dados coletados ao final de 2024, foram catalogadas 192 obras em andamento, abrangendo desde residências unifamiliares até grandes empreendimentos comerciais e industriais em Brusque. A coleta de informações ocorreu no mês de dezembro.

Entre os diferentes tipos de edificações, destaca-se a construção de casas geminadas, que lidera o ranking com 88 obras registradas, somando 294 unidades habitacionais. Em seguida, aparecem as residências unifamiliares, com 41 obras, e os prédios, com 38 construções. Outros empreendimentos incluem 14 galpões industriais, 12 salas comerciais e uma obra pública.

A maioria das obras encontra-se na fase de levantamento estrutural, com 92 registros. Outras 87 estão na etapa de acabamento, dez em fase de fundação e duas se encontravam paralisadas.

O levantamento do SINTRICOMB também detalhou a distribuição das obras pelos bairros de Brusque. A região do Limeira Baixa e Limeira Alta lidera o ranking, com 16 construções em andamento, seguida pelos bairros Santa Terezinha, Dom Joaquim e Rio Branco, cada um com 13 obras. O Centro apresenta 12 edificações registradas. Por outro lado, o Santa Luzia e algumas áreas do Limoeiro não possuem construções catalogadas neste período.

Fórum Sindical

O Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e Região protocolou, na última semana, um pedido de reunião com o prefeito de Brusque, André Vechi. O objetivo é discutir mudanças que impactam diretamente a classe trabalhadora: os novos critérios para a oferta de vagas em creches em período integral e o restabelecimento da parceria que garante cotas de exames para trabalhadores atendidos pelos médicos das entidades sindicais.

Os temas foram debatidos durante reunião do Fórum Sindical. O encontro reuniu dirigentes sindicais e foi conduzido pelo coordenador do Fórum, Izaias Otaviano, que reforçou a necessidade de união para defender os direitos dos trabalhadores.

A mudança na oferta de vagas em creches municipais para o atendimento em período integral para novos alunos tem preocupado pais e mães trabalhadores. A decisão compromete a rotina de muitas famílias que precisam conciliar a jornada de trabalho com o cuidado dos filhos pequenos. Muitos trabalhadores já relataram aos sindicatos a dificuldade de encontrar alternativas para manter os filhos em segurança enquanto cumprem seus horários profissionais.

O Fórum Sindical quer dialogar com a Prefeitura sobre soluções para minimizar os impactos dessa medida e garantir que as necessidades das famílias trabalhadoras sejam levadas em consideração.

O Fórum Sindical aguarda um posicionamento da Prefeitura e reforça a urgência do tema.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.