A manhã deste sábado (11) foi marcada por uma operação delicada no Balneário Esplanada, em Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina. Uma baleia-jubarte foi retirada da faixa de areia com o auxílio de maquinário pesado, após encalhar já sem vida no local na noite de sexta-feira (10), por volta das 18h30min.
O animal, um macho de aproximadamente 8,5 metros de comprimento, apareceu na praia e rapidamente mobilizou diversas equipes ligadas à proteção da fauna marinha. O local precisou ser isolado para garantir a segurança e o bom andamento da operação de retirada da carcaça.
Equipes ambientais atuaram no local
Assim que o encalhe foi comunicado, equipes que integram o Protocolo de Encalhes da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF) se dirigiram ao local. Pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fizeram a primeira avaliação e confirmaram que o animal já estava morto.
Na manhã de sábado, profissionais da ONG EducamarBrasil e técnicos da APABF seguiram com o monitoramento da espécie. A Prefeitura de Jaguaruna ofereceu suporte com máquinas para que a retirada da baleia fosse possível.
Enterro na areia segue protocolo
De acordo com o analista ambiental da APABF, Gerson Roessle Guaita, o enterro da carcaça na própria praia segue o protocolo padrão para esses casos, respeitando critérios sanitários e ambientais.
O caso chama atenção para o crescente número de encalhes da espécie no litoral brasileiro. Segundo o Instituto Baleia Jubarte, este é o 70º registro de encalhe apenas em 2025.