Em seu pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira, 14 de outubro, a vereadora Bete Eccel (PT) celebrou a aprovação, por unanimidade, pela Câmara dos Deputados, do projeto de lei do Governo Federal que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil por mês. “Promessa do governo Lula que se efetiva, que beneficia, sim, o povo brasileiro, mas também demonstra a sensibilidade dos 493 deputados que compreenderam o quanto essa decisão ajuda as famílias deste nosso país”, afirmou. A parlamentar destacou que a mudança representa “um gesto de justiça fiscal e social”, corrigindo desigualdades no sistema tributário.
Bete lembrou que apresentou, no Legislativo brusquense, a Moção nº 48/2025, em apoio à proposta, e lamentou sua rejeição pela maioria dos vereadores. “Confesso que eu não consegui compreender. Não querer colocar a sua digital num projeto que beneficia os brasileiros, os catarinenses, os brusquenses, e colocar as suas digitais num projeto sobre anistia, sobre o ocorrido em 8 de janeiro de 2023, para mim é um tanto contraditório”, observou.
O vereador Rick Zanata (Novo) ponderou, em aparte, o seu posicionamento sobre a medida. “A gente sabe que é um presente de grego. Um governo federal, hoje, criando mais de 35 novos impostos desde quando ele chegou ao poder novamente, e, popularmente, isentar com esse projeto quem ganha até R$ 5 mil”, contrapôs Zanata.
Em resposta a questionamentos do vereador, Bete reiterou que a medida trará reflexos positivos à economia e citou investimentos recentes do governo federal em Brusque. Com base em dados da Receita Federal, a vereadora citou que a medida deve beneficiar cerca de 13 milhões de brasileiros, sendo 702 mil em Santa Catarina. “O consumo crescerá e, com ele, o movimento econômico catarinense também. É um círculo virtuoso, que começa com a valorização do cidadão”, disse.
Ao encerrar, a vereadora dedicou parte de sua fala à celebração do Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro. “Ser professor é mais do que exercer uma profissão, é acreditar todos os dias que o conhecimento transforma”. Ela homenageou docentes da cidade e recordou sua trajetória como educadora. “Que cada um se sinta valorizado e respeitado, não apenas no dia 15, mas em todos os dias do ano. Vocês são a base da sociedade, a luz que ilumina os caminhos do nosso presente e do nosso futuro”, concluiu.
Assista à fala da vereadora na íntegra: https://youtu.be/snBL5GiV1Ak
Texto: Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque